Após três meses fechadas em virtude das medidas de segurança de combate ao novo coronavírus (Covid-19), as academias de ginásticas e escolinhas de esporte estão se preparando para retomar o expediente nesta segunda-feira (22).
Na cidade de Balsas, proprietários de academias e profissionais de educação fisica reclamam do decreto municipal que tem validade até 30 de junho.
“Já se passaram mais de 90 dias de pandemia e o setor tem cumprido rigorosamente as determinações das autoridade. Abertura está acontecendo de forma gradativa e responsável, mas em algumas cidades como Balsas, existem algumas restrições que engessam o setor impossibilitando o funcionamento de forma que esse segmento possa se reerguer. A reabertura é possível, viável, os profissionais de educação física estão consciente para desenvolver o trabalho sem colocar em risco a saúde das pessoas. Precisamos voltar com as condições adequadas, nos reerguer e impedir que muitas academias fechem suas portas definitivamente”, destacou Alex Manf, proprietário de Academia.
Com relação ao estado, o governo estabeleceu restrições para a volta. Veja, abaixo, as regras que os estabelecimentos terão que seguir para permanecerem de portas abertas:
- As regras devem estar visíveis em cartazes para os usuários.
- Todos precisam entrar e circular na academia de máscaras. Os alunos só podem retirá-las quando estiverem em sua área delimitada durante o exercício físico, distante ao menos dois metros de outras pessoas.
- É preciso delimitar com uma fita esse espaço em que cada usuário deve se exercitar – tanto nas áreas de peso livre quanto nas salas coletivas. A distância de dois metros é obrigatória.
- Os orientadores, professores e personal trainers precisam ficar de máscara durante todo o tempo de atendimento.
- Há um limite de ocupação: uma pessoa para cada quatro metros quadrados. Ou seja, se a academia tem 40 metros quadrados, só podem estar ao mesmo tempo 10 pessoas dentro dela, incluindo usuários e funcionários.
- Apenas 50% dos aparelhos de cárdio (esteiras, por exemplo) podem ser usado, para que haja espaço entre um e outro.
- Não pode haver aglomeração em nenhum lugar, nem na entrada. É recomendável adotar sistemas de agendamento online para acesso à academia.
Triagem
- As academias também devem fazer uma triagem para identificar sintomas antes das pessoas entrarem no ambiente. Isso poderá ser feito por meio de questionário. Quem tiver sintomas não pode entrar.
- Devem-se criar horários específicos e exclusivos para idosos (60 anos ou mais) e adultos dos grupos de risco.
Piscinas
- O uso das piscinas das academias exige também uma série de regras, incluindo deixar próximos a elas frascos de álcool em gel para serem usados antes dos clientes tocarem as escadas ou bordas.
- É preciso usar chinelos em volta da piscina e deve haver suportes individuais para as toalhas.
- Após o término de cada aula, é obrigatório higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.
- As áreas em que não puder haver distanciamento social – como banheiras e saunas – devem ser fechadas.
Artes marciais e atividades coletivas
- Nas aulas coletivas ou de artes marciais, é obrigatório o uso de chinelos ou calçados. Apenas metade das áreas do tatame ou do salão deve ser usada, para permitir distanciamento de dois metros entre as pessoas.
- Deve haver pausa de pelo menos 30 minutos entre uma aula e outra para desinfetar o ambiente.
- É proibido qualquer contato físico. Os praticantes terão que realizar treinos físicos e técnicos individualmente.
- Os esportes coletivos, assim como as atividades de lutas, dança, esportes de combate ou similares, devem ser realizados com metodologias e dinâmicas que não proporcionem contato físico.
O Maranhão se informa aqui – Novo decreto da prefeitura endurece regras sanitárias para circulação em Balsas
Conheça as regras para reabertura das academias no Maranhão. Em Balsas acontecerá após 30 de junho. #OMaranhaoSeInformaAqui
Um Comentário