AgronegócioDestaques

Colheita de soja no MA avança enquanto produtores lutam contra taxação

Cerca de 30% das plantações de soja já foram colhidas no Maranhão, conforme explica o presidente da Aprosoja do estado, José Carlos Oliveira de Paula. Apesar do bom desenvolvimento da safra e da expectativa de boa produtividade, ele conta que os produtores e entidades de classe questionarão na Justiça a lei da taxação sobre soja e milho criada pelo governo estadual.

Segundo ele, mesmo com a Assembleia Legislativa do Maranhão tendo baixado de 3% para 1,8% a taxação, que passa a valer a partir de abril, o imposto será questionado no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Mesmo a gente tendo bons resultados na colheita, essa taxação, fixada no final do ano passado, era uma coisa que a gente não esperava, não contaca com isso nos nossos custos”, afirma.

O presidente da Aprosoja-MA explica que a margfem de lucro do produtor é de 6%, e que essa taxação, ainda que reduzida para 1,8%, retira quase 25% da renda do agricultor.

Por enquanto, com os 30% de área colhida, de Paula estima que a média de produtividade esteja em torno de 47 sacas por hectare, mas que o número deve avançar até as 52 sacas por hectare conforme o andamento da colheita.

As negociações também estão com bom andamento, atualmente com 80% da safra 2019/20 já vendida, com preços batendo R$ 82 a R$ 85 pagos por saca, e até 20% de produção já negociada para a próxima safra 2020/21.

MILHO SAFRINHA

Até agora, segundo o presidente da Aprosoja-MA, cerca de 50% da área de milho no estado já foi plantada, e há um atraso de cerca de 10 dias, mas nada que preocupe a entidade.

“Por enquanto é cedo para falarmos em média de produtividade, mas historicamente aqui no Maranhão, a média é 80 sacas por hectare, e esperamos para esta safrinha chegar nas 100 sacas por hectare”, explica.

O Maranhão se informa aqui

Produtores maranhenses ganham certificado para vender produtos de origem animal em todo o Brasil

A grande quantidade de chuvas está dificultando a colheita no sul do Maranhão, que possui mais de 600 mil hectares de soja plantadas nessa safra. #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte:

Notícias Agrícolas

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo