Na manhã desta quinta-feira (06) às 11h30, no Km 557 da BR 316 no município de Caxias/MA policiais rodoviários federais realizavam abordagens quando visualizaram o veículo Ford/F1000, cor verde de placas LVG-3888/MA efetuando uma manobra repentina e parando em seguida. A equipe de imediato seguiu até o local e abordou o motorista do veículo que informou que havia parado antes do comando devido a estar com algumas irregulares de trânsito no veículo, entre elas: excesso de lotação e passageiro em compartimento de carga. No veículo tinha como passageiro um homem de 51 anos que afirmou ser o dono da mudança que estava sendo transportada na carroceria.
Foi visualizado pela equipe que na carga havia uma armadilha para capturar pássaros, também conhecida como alçapão, que estava vazia, e duas gaiolas, uma com um pássaro silvestre da espécie SABIÁ-BRANCO e outra com outro pássaro silvestre da espécie SANHAÇO-CINZENTO. Perguntado de quem eram as gaiolas e os pássaros, o passageiro admitiu a propriedade e informou que havia capturado o SABIÁ há 2 meses e o SANHAÇO há um mês, ambos no Povoado Santa Filomena, município de Caxias. Disse também que não sabia que era proibida a captura e o transporte de animal silvestre sem autorização do órgão ambiental.
Foi feito contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Caxias que compareceu na Unidade Operacional – UOP da PRF de Caxias para realizar os procedimentos administrativos. Após avaliação do estado físico dos pássaros foi possível realizar a soltura do SABIÁ-BRANCO na mata nativa. Já o SANHAÇO-CINZENTO foi levado para a SEMA para passar por um treinamento e depois ser solto no seu habitat.
Além do Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, lavrado em desfavor do portador das aves, ainda foi lavrado um auto de infração pela equipe da SEMA.
O Maranhão se informa aqui
Instalação do Comitê Hidrográfico do Rio Parnaíba terá audiência pública em Balsas
Após examinar estado das aves, uma foi solta na mata nativa e outra foi levado para a SEMA para passar por um treinamento e depois ser solto no seu habitat. #OMaranhaoSeInformaAqui