ColunasDestaques

Sebrae promove visita técnica ao complexo turístico Poço Azul

Sob a liderança de André Veras, gerente da Unidade Regional do Sebrae em Balsas, uma caravana formada por empresários, classe política, instituições civis e imprensa fez uma visita ao complexo turístico Poço Azul, na cidade de Riachão/MA.

Objetivo da visita foi buscar estratégias em conjunto, Sebrae, entidades privadas, poder público nas esferas municipais, estadual e federal e comunidade para ampliar o alcance dos frutos do turismo na região e inserir novos produtos, como culinária regional, artesanato, envolver a classe empresarial de forma que os seguimentos da população faça parte desse processo. Com base em dados do observatórios de Turismo do Polo Chapada das Mesas, o complexo recebe uma média de 500 mil turistas por ano.

A empresária Joana Paula Coelho, à frente do Complexo Turístico Poço Azul, foi a vencedora em 2019 do Prêmio Nacional do Turismo. Competição promovida pelo Ministério do Turismo que visa estimular o desenvolvimento do setor no país.

Segundo André Veras, o Sebrae tem sido um parceiro do complexo turístico em muito avanços já conquistados.  “Pra nós é um motivo de muito orgulho, não apenas por ser um empreendimento das Chapada das Mesas, Maranhense, mas acima de tudo por ser um empreendimento que representa o nosso turismo e saber que o Sebrae contribuiu muito para se obter esses resultados. Aqui no Poço Azul o Sebrae atuou nas ações na área de gestão do empreendimento, capacitação de pessoal na área de atendimento ao público, implantação no sistema de segurança nos atrativos do empreendimento, seguindo normas técnicas com base no que a legislação oriente que seja feito nos empreendimentos que atuam com turismo de aventura. Pra nós é motivo de orgulho”, disse Veras.

O Complexo Turístico do Poço Azul, é formado pelas atrações naturais da Cachoeira Santa Paula, Cachoeira do Moreno, Cachoeira e Gruta de Santa Bárbara, Cachoeira dos Namorados, dedo de Deus e outras; além da Poço das Esmeraldas (ainda não aberto para visitação) que tem a coloração da água verde.

As cachoeiras são alimentadas por dezenas de nascentes e pelas aguas do Rio Cocal que dentro do complexo se divide em dois braços e um pouco a frente se juntando novamente. O Rio Cocal desagua no Rio Maravilha que é afluente do Rio Balsas.

Com relação a estrutura dentro do complexo: pátio do complexo chalés, restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniências e piscinas a ser inauguradas até o réveillon.

Todo o percurso do passeio é feito através de uma trilha com passarelas de madeira construídas no penhasco com extensão de 700 metros. Há disponível uma Tirolesa com 300 mts de extensão, altura de 110 metros passando por cima e 3 cachoeiras e do Poço Azul. Além de excelente estrutura para a prática de Rapel.

O deputado estadual licenciado, Márcio Honaiser, destacou o potencial da cadeia de turismo na região para geração de emprego e renda, construindo estratégias para estimular o desenvolvimento econômico local dentro da vocação da região de forma a inserir dentro da  cadeia do turismo.

A média de visitação no complexo na alta temporada de férias é de 2 a 3 mil pessoas nos sábados e domingos. O complexo Poço azul emprega em média 55 pessoas, incluindo os funcionários fixos e os diaristas.

O Maranhão se informa aqui

Balsas sediará o Seminário Anual de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas do MA

Caravana na Cachoeira Santa Barbara, complexo Poço Azul – Foto: Emanuel Lemos

Objetivo é inserir outros seguimentos da sociedade, como artesanato, culinária regional e outros atrativos na cadeia do turismo. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo