MaranhãoPolicial

Indígenas assassinados em atentados no interior do Maranhão são sepultados

Os corpos dos caciques Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara, que foram mortos a tiros em um atentado a indígenas no Maranhão, serão enterrados nesta segunda-feira (9) na Terra Indígena Cana Brava, no município de Jenipapo dos Vieiras, localizado a 506 km de São Luís. No ataque, outros dois índios ficaram feridos.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (PF), um dos índios feridos está internado no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra onde foi submetido a uma cirurgia. Ele encontra-se estável, mas seu estado de saúde ainda é considerado grave. O outro indígena está internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jenipapo dos Vieiras e a previsão é que receba alta nesta segunda. Os dois estão sob proteção policial.

A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar o caso. A Polícia Civil do Maranhão encaminhou um relatório aos agentes federais de todo o material que foi levantado no local do atentado e também acompanha as investigações. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, divulgou em uma rede social, que avalia a ida da Força Nacional para a região.

Um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos deve desembarcar nesta segunda-feira (9) no município de Imperatriz para realizar uma visita a aldeia indígena em Jenipapo dos Vieiras e acompanhar as investigações.

De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai) está sendo acompanhado por representantes e rondas ostensivas feitas pela Polícia Militar estão sendo realizadas na região em busca dos atiradores. O coordenador da Funai em Imperatriz, Guaraci Mendes, acredita que o crime pode ter relação com os constantes assaltos registrados no trecho da BR-226.

Índios protestam

Por conta dos atentados, os índios Guajajaras bloquearam por quase dois dias ao trecho da BR  226 na altura das aldeias indígenas Boa Vista e El Betel localizado entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú. O trecho foi totalmente liberado na tarde deste de domingo (08)

Os indígenas usaram galhos e pedaços de madeira para bloquear os três pontos da BR-226. Um congestionamento de veículos de mais de 1,5 quilômetro foi registrado na área. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), os índios chegaram a atacar com pedras um ônibus que trafegava pela região. As janelas do veículo foram quebradas e a ação causou pânico e medo nos passageiros.

O Maranhão se informa aqui

Jornalista sofre escoriações em acidente de trânsito em Balsas

Ministério da Justiça e Segurança Pública, avalia a ida da Força Nacional para a região e um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos virá a região. #OMaranhaoSeInformaAqui

Com informações do G1/MA

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo