ColunasDestaques

Balsas: piscicultores participam de encontro sobre técnicas e produção legal

A Prefeitura de Balsas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (SAF) e Secretária de Meio Ambiente, promoveu na manhã desta terça-feira, 08 de outubro, um encontro com pequenos piscicultores

Na ocasião, foram apresentadas novas tecnologias de criação de peixes, e técnicas de aumento da produção através de palestras.

A engenheira de pesca da SAF, Marta Freitas, palestrou sobre produção de peixes com eficiência onde discorreu sobre: forma adequada para a construção de açude, manejo da água, ração certa para as fases certas da criação do peixe.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Rui Arruda, palestrou sobre a piscicultura legal; o conhecimento das normas de licenciamento, concessão de outorga, uso do solo e da água. “Para obter consultorias e assistências técnicas de órgãos como o Sebrae, a SAF, como também para obter financiamentos junto aos bancos são exigidos que o piscicultor esteja com o licenciamento legalizado. A SEMA esteve presente mostrando a facilidade para se obter os licenciamentos; que é possível fazer via internet. Atualmente temos a dispensa da licença para quem possui até dois hectares de lamina d’agua, mas o piscicultor tem que ter a documentação da dispensa que pode ser tirada no site da SEMA. É importante para o piscicultor grande, médio ou pequenos se legalize, para produzir um peixe de qualidade. O setor saiu fortalecido”, finalizou Arruda.

O setor da piscicultura é um seguimento que vem crescendo a ritmo acelerado na região e a Prefeitura de Balsas, busca atender a demanda e contribuir com o setor disponibilizando uma engenheira de pesca para prestar assistência técnica gratuita para os pequenos piscicultores, para isso basta que ele se cadastre junto a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e solicitar essa assistência técnica.

O vice-presidente da Câmara, vereador Sgto Lusivaldo Lira, destacou a importância do apoio aos pequenos piscicultores na geração de emprego, renda e qualidade de vida para as famílias e colocar na mesa da população um alimento saudável com preço acessível

O final do encontro os piscicultores assinaram o termo de adesão para receber assistência técnica da SAF e legalização da produção com licenças ambientais e outorgas.

O Maranhão se informa aqui

Casal é preso em flagrante por tráfico de drogas e aliciamento de menor em Carolina

No encontro foram apresentados técnicas de aumento da produção de peixes, oferecido assistência técnica gratuita a pequenos produtores #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo