AgronegócioColunasDestaques

Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas cria o Fórum Maranhense de CBH

Representantes de Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) do Maranhão se reuniram nesta terça-feira (27) na sede da Assembleia Legislativa do Estado no encontro estadual que criou o Fórum de Comitês de Bacias Hidrográficas do Maranhão.

O Maranhão conta com dois CBHs constituídos, dois em formação e outros em pré-formação. Os comitês são colegiados deliberativos compostos por representantes da Sociedade Civil, do poder público, e usuários de água (irrigantes, indústrias e outros). A criação do Fórum representa um esforço de aproximar as discussões de âmbito estadual e nacional sobre as questões da água.

O Fórum de CBHs do Maranhão surge de uma proposta de ser uma instância de articulação estadual que una e fortaleça os comitês de bacias, sem ferir sua autonomia, mas que seja capaz de promover o diálogo em suas bases e entre os mesmos e com os demais entes do sistema. É uma instância colegiada formada pelo conjunto das CBHs, legalmente instituídos no âmbito do sistema estadual de gerenciamento de recursos hídricos existentes no estado.

Fórum tem como missão articular os Comitês em âmbito nacional para fortalecê-los como integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Metas e compromissos

Buscar e divulgar informações técnicas, levantamento de fontes de financiamentos, identificação de oportunidades de projetos, zelar pelo cumprimento integral das políticas públicas das águas. Disponibilizar espaço na web – site da SEMA. Implantar rede para melhorar/maximizar a comunicação entre os comitês e fórum maranhense.

O Comitês de Bacia hidrográfica do Rio Balsas e Afluentes Maranhenses do Alto Parnaíba (CBHRBAMAP), em processo de pré-formação, foi representando no encontro estadual pelo Dr. Marcelo Bueno (APROSOJA/Sindibalsas), Rita Cunha e Eduardo Harmann, pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Cerrado Mranhense –  AEACEMA. Sendo que o Dr. Eduardo Harmann ficou como representante da comissão do CBHRBAMAP, até que a tramitação burocrática seja encerrada com a criação oficial do comitê.

O Maranhão se informa aqui

Prefeitura de Balsas apresenta novo sistema de gestão tributária

Fórum tem como missão articular os Comitês em âmbito nacional para fortalecê-los como integrantes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo