Em solenidade realizada na manhã esta terça-feira (27) no Quartel do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) em Balsas/MA, foi realizada a implantação da Patrulha Maria da Penha, que tem como finalidade garantir o cumprimento das medidas protetivas às mulheres vítimas de violência doméstica de acordo com a Lei Federal nº 11.340/2006.
A Coronel Augusta Andrade, comandante do Comando de Segurança Comunitária que agrega o PROERD, a Patrulha Maria da Penha e a Ronda Escolar, trouxe sua equipe para realizar um treinamento para os policiais que farão parte da patrulha e comandantes de destacamentos com as diretrizes de funcionamento de acolhimento a mulher vítima de violência.
Em discurso, a coronel Augusta destacou que em 2 anos e 6 meses de funcionamento da Patrulha Maria da Penha, já foram atendidas mais de 4 mil mulheres e foram presos em flagrante mais de 90 agressores por descumprimento de medidas protetivas.
“A Patrulha Maria da Penha é composta por uma policial feminina e dois policiais homens. Após a denúncia feita pela vítima, a policial faz um contato com a mulher, conversa com ela, pega todas as informações e a partir daí é traçado como serão as visitas. A PM está pronta para atender todas as ocorrências envolvendo mulheres e a Patrulha Maria da Penha vai atender mulheres que estão com medidas protetivas, garantindo acompanhamento e fiscalização do agressor, para que ele respeite a decisão da justiça. Com o acompanhamento de uma patrulha a mulher tem mais segurança para fazer a denúncia. Nossa equipe é preparada para atender a mulher quantas vezes ela precisar. São mais de 300 atendimentos por mês e cerca de 22 visitas diárias feitas a mulheres com medidas protetivas”, finalizou a comandante.
O vereador, Sgto Lusivaldo Lira (PMB) destacou que Balsas tem um índice elevado de violência contra a mulher. “Unimos forças no intuito de trazer esse projeto que é a Patrulha Maria da Penha para Balsas, é um projeto que já tem em São Luís e Imperatriz e hoje está sendo implantado em Balsas. O projeto teve participação do comando da Polícia Militar, do Ministério Público e do Judiciário. É com essa união que vamos dizer não a violência contra a mulher em nossa cidade”.
O comandante do 4º BPM, major Gilberto Brito Coelho, ressaltou o trabalho de capacitação dos policiais militares para realizar esse policiamento de proteção as mulheres que precisam ter segurança para procurar a polícia.
“Convocamos os comandantes de Destacamentos e Companhias da Polícia Militar, pois objetivo é termos uma rede na área em todo o batalhão. Por exemplo uma mulher que foi agredida aqui em Balsas e foi em busca de proteção da sua família que mora em outra cidade, vamos comunicar o comandante do destacamento para acompanhar, fazer uma vista a essa mulher lá na cidade em que ela estiver, garantindo que ela vai estar em segurança contra o agressor”.
Erik Augusto Costa e Silva, prefeito de Balsas, disse que é uma grande conquista para a segurança pública da cidade. “A violência contra a mulher é destaque diário na grande imprensa nacional. E, a chegada da Patrulha Maria da Penha é um recado claro para aqueles que praticam essa violência de que serão punidos. Estamos felizes em participar desse momento. Hoje é um grande dia para as mulheres balsenses.
A solenidade foi finalizada pelo coronel, Ismael de Sousa Fonseca, comandante geral da Polícia Militar do Maranhão (PM/MA) que prometeu em breve a implantação da Patrulha Rural no 4º BPM.
O Maranhão se informa aqui
Governador do Maranhão toma medidas de combate as queimadas
Os policiais militares estão sendo treinados para atuar em combate a violência contra a mulher. #OMaranhaoSeInformaAqui
Um Comentário