O mês de agosto tornou-se critico no Sul do Maranhão com o aumento dos focos de incêndios por todo a região que é composta por 14 municípios atendidos pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM/MA) que tem quartel em Balsas/MA. Sendo a maior região geográfico do estado com pontos que chegam a próximo de 500 Km distantes do quartel.
Conforme o major Willys Pablo Leite do Nascimento, comandante do 4º BBM/MA, até hoje, dia 24, apenas no mês de agosto o Corpo de Bombeiros já atendeu ações de combate a incêndios na zona rural e urbana. E, o batalhão dispõem de um caminhão de combate a incêndio com 5 mil litros de água e uma camionete com 500 litros de água para combate a incêndio florestal! A camionete tem acesso a áreas onde o caminhão não tem acesso, sendo ela mais acessível ao combate a incêndio florestal e um efetivo de 32 homens atuando nas operações.
Diante do quadro e das previsões meteorológicas que prevê chuvas só para o mês de outubro, major Willys cogita a possibilidade de solicitar reforço de brigadistas para atuarem na região.
O Maranhão se informa aqui
Maranhão tem aumento 87% nos focos de incêndio em um mês e receberá brigadistas
Guarda Municipal recolhe lixo deixado por banhista nas margens e leito Rio Balsas
Em uma rede social o comandante do batalhão publicou os dois principais atendimentos de hoje e orientou os internautas a evitar incêndios. (Acesse aqui)
O tempo seco e quente, ventos fortes e vegetação seca são propícios para o aumento das queimadas. #OMaranhaoSeInformaAqui