ColunasCulturaManchete

UFMA Campus Balsas realizará IV Semana de Meio Ambiente

O evento acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de junho e terá como tema: Poluição ambiental

O tema da IV Semana Nacional de Meio Ambiente da UFMA Campus Balsas é “Poluição Ambiental” e se propõe a discutir assuntos como mudanças climáticas, técnicas de controle da poluição ambiental, qualidade da água, energias renováveis/alternativas e tecnologias “limpas”.

Tema relevante, pois o meio ambiente poluído (ar, água, solo) acarreta impactos ambientais negativos, tais como, aumento no índice de doenças, degradação ambiental, compromete o bem-estar dos seres vivos e provoca alterações climáticas, além de prejuízos econômicos.

No quesito ar, aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico¹. No quesito água, a poluição marinha por lixo plástico impõe mudanças perigosas ao equilíbrio dos oceanos e para a própria economia mundial. Os custos resultantes dos seus efeitos negativos sobre os ecossistemas marinhos somam impressionantes US$ 2,5 trilhões por ano.

Na lista de maiores geradores de resíduos do material, o Brasil aparece em 4º lugar². No quesito solo, uma avaliação global do estado dos recursos dos solos do planeta conclui que 25% estão degradados, 8% dos solos estão moderadamente degradados, 36% estão estáveis ou levemente degradados e 10% estão classificados como “em recuperação”. O resto da superfície terrestre do planeta está descoberta (cerca de 18%) ou coberta por massas de água interiores (cerca de 2%)³. Estes fatos comprovam o quanto a preocupação com o tema é importante e extremamente relevante.

A Semana de Meio Ambiente da UFMA Campus Balsas vem acontecendo anualmente desde 2016 e se encontra em sua 4ª edição. Baseado nas experiências dos eventos anteriores, pode-se afirmar que a maior dificuldade encontrada se resume a motivação à participação dos alunos, seja em palestras, minicursos ou qualquer outra atividade comum em eventos. Nesta edição, propõe-se estimular a participação dos discentes por meio da dinamização das atividades, focando em apresentações interativas e dinâmicas de jogos (Gamificação), objetivando o engajamento, o comprometimento e a recompensa.  A inovação da edição atual será a publicação de trabalhos científicos.

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. É o principal dia das Nações Unidas para promover a conscientização e ação em todo o mundo em relação ao meio ambiente e tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países. Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

O Maranhão se informa aqui

Homem é preso por esfaquear vitima em discussão de Bar

Veja a programação da IV Semana do Meio Ambiente

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo