ManchetePolítica

Balsas realiza dia “D” da campanha de vacinação contra gripe

Neste sábado (4), a Secretaria Municipal de Saúde de Balsas realiza o Dia “D” de Vacinação contra a Gripe. A vacina esteve disponível em todas as Unidades de Saúde, das 8h às 17h.  A campanha começou dia 10 de abril e tem como meta vacinar no município 10 mil crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; 12 mil idosos a partir de 60 anos.

A vacinação

A vacina aplicada é trivalente protege contra os vírus H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B. a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde na zona urbana. Também são realizadas ações volantes em locais que os postos de saúde não tem sala de vacinação e locais que não tem postos de saúde, como os Residenciais Jocy Barbosa, Veneza, Santa Rita, Lixão, Dom Franco, São Caetano e em locais específicos como o Lar São de Paula, Quartel da PM e do Corpo de Bombeiros e Unidade Prisional.

Na zona rural, uma equipe atuará no sertão nas regiões que não tem postos de saúde realizando vacinação para cobrir 100% da área geográfica do município.

Além da vacinação a Secretaria Municipal de Saúde com parceria dos alunos do curso de Enfermagem da UEMA promove pedágios em locais de grande circulação de pessoas, com distribuição de panfletos conscientização e convite as pessoas que estão acontecendo nos dias: Dia 10, 15 e 22 de abril; 04, 13, 20 e 27 de maio.

Janaynna Neves Sá, coordenadora de imunização, destacou a importância de todas as pessoas dos grupos prioritários buscarem o posto de saúde para tomar a vacina. “Dessa forma vamos reduzir quantitativo de internações, complicações e até mesmo a morte. Em 2018 foram notificados 839 mortes por infecções caudados pelo vírus influenza. É necessário que a população se conscientize, pois a gripe em suas formas graves pode levar a morte. É uma doença respiratória que afeta pessoas com baixa imunidade”.

A campanha de vacinação continuará até o dia 31 de maio. Deverão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias); gestantes (em qualquer período da gravidez); pessoas com doenças crônicas (com apresentação de receita médica no ato da vacinação); idosos com idade igual ou maior de 60 anos; puérperas, até 45 dias pós-parto, profissionais de saúde, de educaçãoe militares.

O Maranhão se informa aqui

Programa Luz para Todos inicia implantação em cinco povoados da zona rural de Balsas

Secretaria treina 368 profissionais para atuar na vacinação contra a gripe

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo