ColunasDestaques

Cuide da sua voz e sempre terá o que falar!

Cuidados de preservação da voz, ficando alerta às alterações que podem ser um sinal de doenças.

16 de Abril – Dia Mundial da Voz, data muito importante para fonoaudiólogos, que buscam disseminar conhecimento e informação sobre como manter o aparelho vocal saudável.

Primeiro vale lembrar que a nossa voz é única, trata-se da nossa segunda digital. Ela fala sobre quem nós somos, vem carregada de emoção e de características que remetem a nossa personalidade, caso você não se identifique com a sua, busque ajuda fonoaudiológica, com um pouco de treino podemos adequar e aprimorar sua voz para que você se reconheça, isso claro, dentro das características individuais do seu aparelho fonador.

Desde que nascemos ela é a primeira a demonstrar nossa presença, através do choro, portanto somos tão acostumados com ela que por vezes não lhe damos sua real importância, tente se imaginar sem sua voz? Sem o som da sua fala? A vida seria difícil, não seria? É através da conscientização da sua importância que buscamos despertar na população em geral o cuidado vocal. Nosso aparelho apesar de forte e ágil, é tremendamente delicado e pode ser lesionado com facilidade, voz é um assunto sério e APENAS pode ser trabalhada pelo médico Otorrinolaringologista e pelo Fonoaudiólogo.

Para manter sua saúde vocal em dia, lembre-se de tomar bastante água em temperatura ambiente  ou fria ao longo do dia, mas tome pequenos goles com pequenos intervalos de tempo para manter sua cavidade oral úmida, evite ingerir cafeína, lactose, bebidas gaseificadas e alimentos pesados antes do uso intenso da voz.

Tome cuidado com o ar condicionado tanto no quesito temperatura quanto umidade do ar, mantenha uma temperatura amena e tenha um umidificador de ar no tempo de seca, não consuma alimentos/bebidas anestésicos antes do uso intenso vocal, como bebidas alcoólicas, gengibre, pastilhas e spray, não fume, não grite e/ou pigarreie com frequência, coma frutas adstringentes como a maçã e a goiaba, faça repouso vocal em quadros gripais e/ou alérgicos e se mantenha atento as possíveis mudanças nas suas características vocais.

No caso de sentir qualquer sintoma como, rouquidão, cansaço vocal, voz fraca, ardência ao falar, perda da voz, tosse ou pigarro e mudança da qualidade vocal no decorrer do dia/semana, procure ajuda profissional do médico Otorrinolaringologista ou Fonoaudiólogo.

Angelika Scheifer – Fonoaudióloga Clínica e Estética

O Maranhão se informa aqui

Lei regula uso de escolas municipais em finais de semana por Faculdades particulares em Balsas

Inclusão Social como parte do processo terapêutico para autistas é tratado com pais e educadores

#OMaranhaoSeInformaAqui

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo