ManchetePolítica

Balsas realiza penúltima audiência pública de implantação do transporte coletivo

A previsão de funcionamento do transporte coletivo urbano (linhas de ônibus) é para o início das aulas no segundo semestre.

A Prefeitura de Balsas realizou nesta quarta-feira, 27 de março, a penúltima audiência pública para debater a concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros na zona urbana a empresas da iniciativa privada.

Há quase dois anos tiveram início os estudos técnicos, seguidos de audiências públicas para construir e aprovar o projeto para a implantação do serviço em Balsas, que conta atualmente com cerca de 100 mil habitantes e uma área de extensão territorial de 78,81 m².

O secretário municipal de Infraestrutura, Alfredo Alves Costa, apresentou o projeto elaborado com base na política de transporte e mobilidade urbana do plano diretor, que prioriza a valorização da coletividade e do interesse público sobre o individual na promoção funcional e segura da circulação e bens às localidades e regiões do município.

O programa de necessidades do transporte coletivo urbano atenderá os centros de ensino superior, residenciais “Minha Casa, Minha Vida”, fluxo bairro-centro, atividades de comércio e serviços e integração entre itinerários, adequação de infraestrutura para os serviços com pavimentação de ruas e avenidas, implantação de paradas de ônibus e dois terminais de integração: na Praça da Prefeitura e na entrada do bairro Açucena, próximo a Rodoviarinha dos Gerais.

No projeto, foram criadas 5 rotas de transporte cobrindo todo o perímetro urbano. Todas as rotas serão parte do sistema integrado, com média de 15,2 km/Rota

Linha 1: Jardim Iracema – Centro – Unibalsas
Linha 2: Trizidela – Flora Rica – Nova Trizidela – Centro
Linha 3: Centro – Veneza – UFMA
Linha 4: Bacaba – Centro – São Francisco
Linha 5: Jocy Barbosa – Centro

Estacionamento

– Criação do sistema de zona azul para ordenar e disciplinar o trânsito e estacionamento na área central da cidade; será estabelecida cobrança de estacionamento.

– Adesivos para identificar os carros dos portadores de deficiência.

O presidente da CDL, Márcio Nunes, destacou que está sendo consolidada uma grande conquista para a população que vai melhorar significativamente a mobilidade urbana em Balsas.

O vereador Nelson Ferreira ressaltou que, como representante do povo, o edil não pode ficar fora dos debates que envolvem os interesses da sociedade. “Acreditamos que será um serviço que irá dar certo e será importante pelo tamanho territorial da cidade, hoje. Cremos que haverá um período de adaptação, mas esperamos que a população absorva”.

Para o vereador Graciliano Reis, o projeto é muito bom, pois contempla as demandas da população. “Temos um grande avanço. No projeto está o bilhete eletrônico, a meia passagem para estudantes, gratuidade para idosos, acessibilidade e idade dos ônibus. Sabemos que precisarão ser feitas adequações e até subsídios do poder público nesse período inicial de adaptação, mas acreditamos, no geral, que será benéfico para a população”.

A última audiência pública está marcada para o dia 23 de abril e contará com a presença do Ministério Público Estadual. Segundo Alfredo Costa, secretário de Infraestrutura, haverá a licitação; procuraram a Prefeitura cerca de 8 empresas interessadas em participar do pleito e, no máximo na abertura das aulas do segundo semestre, o transporte já estará atendendo a população.

O Maranhão se informa aqui

Rua Luís Gomes terá inversão no sentido do tráfego

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo