A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Balsas anunciou a programação das prévias do Carnaval Cultural 2019, que terá como palco a Praça da Matriz. O objetivo é revitalizar o espaço, que recebeu várias ações como a inauguração do Museu Municipal em junho de 2018 e a ampla reforma do coreto da praça.
Para as festas momescas foi realizada uma ornamentação carnavalesca com intuito de tornar o local um espaço de lazer para as famílias de Balsas.
“Como proposta da administração, temos procurado trabalhar a Praça da Igreja de Santo Antônio, padroeiro da cidade, que é o marco zero da cidade e o primeiro espaço público para o acolhimento das famílias. O prefeito Dr. Erik almeja trazer para cá as manifestações culturais que forem possíveis. Nesse espaço, acontecerão as prévias do Carnaval voltadas para as famílias, com bandas de marchinha, metais, jardineiras e muita folia. É um carnaval para as famílias balsenses”, destacou Clério Nascimento, secretário municipal de Cultura e Turismo.
As prévias na Praça da Matriz acontecerão durante todos os sábados a partir do dia 09 de fevereiro, com início a tarde e encerramento às 19h. O carnaval tradicional de Balsas com as bandas locais e convidadas será realizado na Avenida Litorânea.
Feirinha do artesanato, todas as quintas-feiras a noite.
A Prefeitura de Balsas está organizando a Feirinha do Artesão, que já é uma tradição na cidade e passa a ser realizada todas as quintas-feiras no período noturno na Praça da Matriz.
Atualmente, a Associação de Artesãos de Balsas possui cerca de 25 membros ativos que estão produzindo artesanato e disponibilizando para a sociedade artefatos, pinturas, comidas típicas e diversos materiais.
Maria da Luz dos Santos Araújo, presidente da Associação dos Artesãos de Balsas, destacou o momento. “Esperamos novos caminhos, novos horizontes e grandes mudanças. É um grande sonho que há muito tempo buscamos. Graças a Deus, ao prefeito Dr. Erik e ao secretário Clério, essa oportunidade está sendo proporcionada a nós. A mudança da feirinha do artesão para a Praça da Matriz será um marco que vai ficar na história de Balsas. Creio que o trabalho dos artesões via crescer bastante e muitos vão ouvir falar da feira”, disse.
O objetivo é que a feirinha seja uma vitrine para exposição dos trabalhos produzidos pelos artesãos. “As pessoas que visitam a feirinha, quando não compram na primeira vez, acabam retornando e comprando nossos produtos. Agora, teremos o apoio da prefeitura, que forneceu as tendas para exposição dos nossos artesanatos”, concluiu Maria da Luz.
Assista ao vídeo institucional produzido pela SECOM – Balsas
O Maranhão se informa aqui
Associação de moradores e SAAE firmam acordo para gestão do poço artesiano do Jardim Europa
Governo inicia obras de recuperação no Anel da Soja para escoamento da safra