Após metade da gestão, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SINFRA) comemora avanços no programa de melhoria da infraestrutura da cidade com ampliação da pavimentação da malha viária com cerca de 50 km de vias urbanizadas com meio fio e sarjeta.
Secretário da pasta, Alfredo Costa, em entrevista coletiva realizada após reunião do secretariado com o prefeito, destacou os desafios para o ano 2019. Confira:
Planejamento
“A gestão planejou as ações na área de infraestrutura para todo o mandato (2017-2020). Mantemos o foco da pavimentação, uma defasagem gigante encontrada no início do mandato que continua sendo reivindicada pela população. Temos convênios com o governo federal, parceria com o governo do estado e continuaremos a fazer obras com recursos municipais. Nos dois anos anteriores conseguimos pavimentar com asfalto cerca de 50 km, o que vai exigir, a partir de agora, a manutenção dessas vias. A prefeitura está fazendo um contrato novo de tapa buracos, manutenção de vias, logradouros públicos, meio-fio, sarjetas. Estamos contratando todo isso para que, ao longo do ano, a gente consiga manter a qualidade das ruas”.
Manutenção e reformas de prédios públicos
“A gestão atua fortemente na recuperação de prédios públicos. Nos dois primeiros anos foram reformados e/ou ampliados vários postos de saúde, escolas e outros que são importantes e que precisam estar em bom estado para atender as demandas dos serviços públicos ofertados a população”.
Construções de obras e perfuração de poços artesianos
“Temos algumas obras em construção, como a Escola do Residencial Veneza e a Rodoviária, cuja estrutura está avançada, e, assim que as concluirmos, vamos lançar a ampla reforma do Mercado Público Municipal. No abastecimento de água, em 2018, foram perfurados dois poços de alta profundidade e estamos em fase avançada de perfuração do 3º poço que fica no bairro São Francisco. Também realizamos uma licitação através de uma ata de registros de preços que constam em 10 poços e, ao longo do ano, serrão convertidos em contratos que irão beneficiar várias localidades da zona rural do município”.
Iluminação pública
“Fizemos uma licitação para contratação da prestadora de serviço em novembro, mas, infelizmente, o processo fracassou. As empresas concorrentes não conseguiram apresentar as certidões exigidas para concluir o processo. Estamos fazendo um aditivo com a empresa prestadora de serviço anterior por uns 60 dias até que se consiga fazer uma nova licitação. A empresa que hoje faz o serviço não participou da mesma. Isso atrapalhou os serviços de substituição de luminárias, mas imaginamos que, até o dia 12 de janeiro, já teremos condições de estar atendendo esses serviços e oferecendo um iluminação pública satisfatória a sociedade”.
Transporte coletivo público
“Fizemos um debate com o ministério público a respeito da modalidade de contratação do transporte coletivo. Em função disso, nossa agenda atrasou. Estamos projetando para que nos meses de junho ou julho a empresa vencedora da licitação já possa estar operando no município. Atuamos na pavimentação visando contemplar as ruas que, conforme decisão nas audiências públicas, seriam o trajeto das cinco linhas que atenderiam a cidade. Essas ruas e avenidas já estão asfaltadas para facilitar a implantação do transporte coletivo. Agora, está em curso o procedimento de contratação e teremos, ao longo dos próximos 3 meses, a modalidade de contratação para que o serviço seja de forma satisfatória e permanente no município”, finalizou Alfredo Costa.
O Maranhão se informa aqui
Secretários municipais e prefeito projetam ano de realizações para gestão de Balsas
Idoso é vítima de golpe: cigana prometeu multiplicar o dinheiro e levou tudoMapa do bairro Setor Industrial. (Ruas asfaltadas em preto)