DestaquesPolítica

Eleição: mesa diretora da Câmara é eleita por unanimidade dos presentes, em Balsas

A Câmara Municipal de Vereadores de Balsas elegeu, na manhã deste sábado (15), a Mesa Diretora para o biênio 2019-2020, com a presença de 15 dos 17 vereadores da casa, que votaram e elegeram por unanimidade a chapa única inscrita.

O pleito teve várias reviravoltas, especulações e mudanças na oposição, que inicialmente tinha como candidato à presidência o vereador Tião Saraiva (PRB), que foi sucedido pela vereadora Fransuíla Farias, porém, conforme dito na tribuna da casa pelo vereador Gilson da Bacaba (PRB), não conseguiu se articular para fazer frente a chapa da situação liderada pelo presidente Moisés Coelho (PDT), que buscava a reeleição.

A sessão da eleição foi presidida pelo vereador mais idoso da Câmara, Nelson Ferreira de Oliveira (PROS), que convidou o vereador Paulo Júnior (DEM) para secretariar os trabalhos, que foram auxiliados pela assessora jurídica da casa Dra. Helcrisia Sousa. O secretário leu o edital de convocação para eleição da mesa diretora e destacou que foi inscrita chapa única, com opções para votos brancos e nulos.

A votação por escrutínio secreto aconteceu com as ausências dos vereadores Tião Saraiva (PRB) e Paulinho Massao (PROS). Concluída a votação, verificou-se a presença das 15 cédulas eleitorais representando os votos dos 15 vereadores.

Feita a apuração dos votos, o resultado apresentou 15 votos por unanimidade para a chapa “Legislativo Fortalecido e Transparente”. O presidente provisório vereador Nelson Ferreira (PROS) declarou a chapa eleita.

Presidente reeleito vereador Moisés Coelho. (Foto: Julimar Queiroz)

Em seguida, a palavra foi passada para o presidente reeleito Moisés Coelho e Silva Neto, que agradeceu a Deus, a família, aos companheiros de chapa, a todos os vereadores, aos funcionários da casa e ao público presente à sessão. No discurso, se emocionou e, por várias vezes, teve que parar para conter o choro. “No meu primeiro mandato, senti falta da presença da população nas sessões da Câmara e, quando assumi, logo após a eleição, tinha compromisso de torná-la a casa do povo, o centro dos debates, das decisões do município. Meu compromisso é cada dia tornar o Legislativo Fortalecido e Transparente em suas ações. Digo aos vereadores que não compareceram que me esforçarei para conquistar a confiança deles”, disse Coelho.

 Vereador Sgto. Lusivaldo Lira (PMB), vice-presidente eleito, agradeceu a Deus e aos colegas vereadores que compareceram e votaram, de maneira que a eleição ocorreu em paz e dentro da maior normalidade. “Queremos retribuir isso com muito trabalho em prol da população; quero dedicar esses dois anos de mandato ao povo balsense. Trabalhamos dentro dessa casa buscando o bom convívio, o respeito. Hoje eu estou feliz, visto que no meu primeiro mandato fui eleito vice-presidente da Câmara”.

Primeiro secretário eleito, vereador Prof. Nelson Ferreira (PROS) destacou que, nesse momento ímpar, teve a oportunidade de presidir a sessão eleitoral, de acordo com o que determina o regimento interno da Câmara e a lei orgânica do município de Balsas. “A eleição foi uma resposta positiva de quem acredita nessa chapa. Estamos preparados para trabalhar esse biênio para que a Câmara seja cada dia mais dinâmica, mais aberta a população, para que se tenha um excelente convívio”.

Vereador Prof. Niltinho Pereira (PHS), segundo secretário reeleito, ressaltou o desfeche tranquilo da eleição. “Isso aumenta a responsabilidade da mesa diretora de aprimorar cada vez mais as ações e o desempenho da Câmara. Que isso venha refletir em melhorias para a população. Agradecemos aos edis presentes. Vamos continuar em parceria com a prefeitura, aprovando os melhores projetos para a cidade. Particularmente, estou feliz pela reeleição ao cargo de 2º secretário para mais dois anos”.

O vereador Amaury Carneiro (PSL) disse que ficou surpreso com a votação que resultou com os 15 vereadores presentes, unanimemente, elegendo a chapa da mesa diretora. “Isso é o fruto e o reconhecimento do trabalho que está sendo feito nessa casa. O presidente Moisés Coelho vem realizando um trabalho transparente e de respeito a todos os vereadores. Este compromisso firmado continua para o próximo mandato”, destacou.

A vice-presidente vereadora Isaura Ferreira (PRTB), que deixa o cargo, parabenizou a mesa diretora eleita e desejou sucesso a nova gestão. “No meu primeiro mandato, tive a experiência de ser eleita vice-presidente da Câmara, o que me proporcionou a oportunidade de conduzir por quatro vezes a sessão legislativa. Foi de muito enriquecimento e conhecimento adquirido. Senti a responsabilidade que é de direcionar uma Câmara que trabalha com muita seriedade. Estou muito satisfeita com esse grupo que trabalha em favor do município de Balsas”, disse a vereadora.

Foi eleita a chapa “Legislativo Fortalecido e Transparente”, que teve como candidato a reeleição o vereador Moisés Coelho e Silva Neto (PDT) – presidente, Lusivaldo do Nascimento Lira (PMB) – vice-presidente, Nelson Ferreira de Oliveira (PROS) – primeiro secretário, e Niltinho Pereira de Sousa (PHS) – segundo secretário. A posse acontecerá dia 01 de janeiro de 2019.

Vereadores. (Foto: Julimar Queiroz)

O Maranhão se informa aqui

Associação Balsense da Pessoa com Deficiência recebe terreno doado para construção da sede  

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo