DestaquesMancheteSaúde

Prefeitura inaugura ampliação do Hospital Balsas Urgente e entrega 4 veículos para a saúde

O prédio anexo será destinado para o setor administrativo e laboratórios; os veículos estarão à disposição do CAPS, do Centro de Reabilitação e da Vigilância Sanitária.

Na noite desta sexta-feira, 16, foi inaugurado o prédio anexo que abrigará o setor administrativo e laboratórios do Hospital Balsas Urgente (HBU). A obra, que foi feita com recursos do Ministério da Saúde, custou R$ 793 mil e faz parte da ampliação, reforma e melhorias implantadas na unidade de saúde.

Marielza Gomes, diretora geral do HBU, comentou a melhoria nas condições de funcionamento que o local trará. Toda a parte de gestão, marcação de cirurgias, entrega de documentos e declarações para vítimas de acidentes que precisam dá entrada no seguro DPVAT, no INSS, serão no novo prédio, tirando o fluxo da entrada de emergência e recepção. O laboratório, inicialmente, atenderá pacientes internos e da urgência, mas, posteriormente, receberá pacientes externos, de outras unidades de saúde.

“É uma enorme satisfação ver essa obra ser concluída como cidadã balsense e como servidora pública nesse hospital. Hoje, o HBU está sendo tratado com carinho pela gestão municipal. São muitas melhorias acontecendo”, afirmou Marielza.

O prefeito municipal de Balsas, Dr. Erik Augusto, destacou que a saúde já melhorou muito na atual gestão. “Temos a consciência de que precisa evoluir ainda mais. Entregar essa ampliação do Hospital Balsas Urgente vai aumentar o espaço na ala principal, abrindo mais vagas para melhor atender os pacientes. Com as novas instalações, aumentará a oferta de exames especializados. Já cadastramos no Ministério da Saúde a solicitação de uma sala completa de endoscopia de alta complexidade. Estamos pleiteando também aparelhos de ultrassonografia e de tomografia para suprir a nossa necessidade aqui. Com um bom diagnóstico, os médicos podem fazer um atendimento aos pacientes como muito mais segurança”.

Sobre as novas ampliações, disse que estão aguardando a autorização da Caixa Econômica Federal para iniciar uma nova etapa. “Adquirimos o terreno no local onde, anteriormente, funcionava o SAMU. Serão construídas novas enfermarias que deverão oferecer, mais ou menos, 40 leitos”, completou o prefeito.

Márcio Honaiser, deputado estadual eleito, participou da inauguração e disse que o município de Balsas tem avançado muito em todas as áreas, especialmente, na saúde. “Essa ampliação do HBU vai beneficiar toda a região. É o prefeito Erik nos surpreendendo e entregando mais esse presente a população. Em 2019, como deputado de mandato, vamos continuar ajudando cada vez mais o prefeito a desenvolver a cidade de em todo sentido. Dia 30 de novembro haverá a grande festa comemorando o mandato que não é meu, mas que é do povo de Balsas, pois, pela primeira vez na história, o município de Balsas dá 50% dos votos válidos a um candidato a deputado estadual”, relatou Honaiser.

Presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Coelho ressaltou a boa gestão do prefeito Dr. Erik, “que está resgatando a moral e a credibilidade da classe política, em Balsas. Junto com os vereadores, vem trabalhando para mostrar que, quando se faz com planejamento e organização as melhorias na saúde, na infraestrutura, na educação e em todas as áreas, as coisas acontecem. Nos mandatos anteriores, a população perguntava para onde ia os recursos do município. No atual mandato, a pergunta é ‘onde o prefeito arranja tanto dinheiro para fazer tantas obras?’. Quero destacar a presença dos vereadores Allan da Marissol, Prof. Nelson, Prof. Nilitinho e Isaura Ferreira”.

Três vans equipadas com acessibilidade para cadeirantes também foram entregues. (Foto: Emanuel Lemos)

O secretário municipal de saúde, Dr. Luís Flávio de Lima de Coelho, ao lado do prefeito, também fez a entrega simbólica das chaves de três vans equipadas com acessibilidade para cadeirantes que serão destinadas para atender os pacientes do CAPS e com deficiências físicas a serem atendidos no Centro de Reabilitação, que deverá ser inaugurado em dezembro; além de uma caminhonete que servirá para a Vigilância Sanitária. Os veículos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais André Fufuca, Júnior Marreca e do senador Roberto Rocha.

Autoridades presentes. (Foto: Emanuel Lemos)
Público presente. (Foto: Emanuel Lemos)
Três vans equipadas foram entregues. (Foto: Emanuel Lemos)

O Maranhão se informa aqui

CPAI 6-Sul recebe 72 novos policiais, pistolas, fuzis e coletes

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo