Foi realizado nesta quinta-feira, 08 de novembro o Encontro Regional de Monitoramento Pedagógico do Programa Mais Alfabetização, reunindo coordenadores municipais de educação e coordenadores pedagógicos dos municípios que compõem a regional de Balsas
Suziane Moura, coordenadora estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), ressaltou que o objetivo do encontro é estudar o programa, a metodologia, trabalhar com as matrizes das avaliações que os alunos fizeram no início do programa.
“O alvo é melhorar os resultados das avaliações internas e avaliações de larga escala que que os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental realizam nas escolas, trabalhando avaliações no aletramento, alfabetização e matemática. Cujas matrizes de referências das avaliações a que os alunos são submetidos; avaliações de diagnósticos, de percursos e estão agora fazendo as avaliações somativas que tiveram um recorte retiradas da base nacional comum curricular”, destacou Suziane Moura.
O Programa Mais Alfabetização é fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de 20 de dezembro de 1996, que determina o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Para ser considerado alfabetizado em Língua Portuguesa, o estudante precisa saber ler, compreender e produzir textos. A alfabetização em Matemática, por sua vez, acontece quando o aluno consegue raciocinar, representar e resolver problemas em diferentes contextos.
O Maranhão se informa aqui
Honaiser participa de encontro de fiscais agropecuários e reforça compromisso com o setor
Operação combate ações de servidores públicos para transporte ilegal de madeira no MACoordenadores em treinamento Programa mais alfabetização reúne coordenadores municipais de educação em Balsas