DestaquesMaranhãoSaúde

PSF realiza palestra sobre Prevenção ao câncer de mama em mulheres e homens

O homem também está sujeito ao câncer de mama; vereador professor Niltinho alertou sobre a prevenção  

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 25 de outubro, uma palestra sobre “Prevenção ao câncer de mama a mulheres e homens” no Posto de Saúde do bairro Catumbi, Balsas/MA.

O vereador Prof. Niltinho Pereira que participou como palestrante destacou que o câncer de mama atinge não só as mulheres mas também os homens mesmo em menor escala.

“Precisamos conhecer o próprio corpo. A prevenção começa em casa, através do autoexame, apalpando as mamárias e também fazendo os exames preventivos numa unidade de saúde, periodicamente, sem esquecer, ou deixar para depois. O quando mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura. Por isso toda a mobilização do “Outubro Rosa”. E, depois se houver algo detectado é encaminhado para um especialista”, destacou o vereador.

A Fisioterapeuta Denice Oliveira, da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, também ministrou uma palestra e destacou que toda a prevenção pode ser feita aqui mesmo. O primeiro passo que as pessoas é procurar Posto de Saúde da Família – PSF, consultar com o médico ou enfermeiro do posto e já agenda para marcar consulta com especialista ou exame na central ou programa da mulher.

Na mesma palestra já ficou o convite para o novembro azul que é a prevenção do câncer de próstata.

Câncer de mama em homens

O câncer de mama em homens é raro, mas acontece. Afinal, os homens também têm tecido mamário. Existem algumas ações que um homem pode tomar para reduzir seu risco de câncer de mama, como a manutenção de um peso corporal ideal e a restrição do consumo de álcool. Mas, como a causa da maioria dos cânceres de mama não é conhecida, não existe nenhum método reconhecido para evitar a doença.

Atualmente, as melhores estratégias para reduzir o número de mortes causadas por esta doença são a detecção precoce e o tratamento imediato. A detecção precoce é um problema para os homens,

O Maranhão se informa aqui

12° Rally da Soja tem roteiro definido com 400 km e dois dias de provas

Caminhão Rodotrem carregado de soja pega fogo na BR 230, em Riachão

 

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo