AgronegócioDestaques

IBGE prevê aumento de 5% na safra 2018/2019 no polo agrícola de Balsas

Em sua 1ª estimativa para o ano, o IBGE faz projeção de aumento da produção na safra de grãos de 5% para o polo agrícola da região de Balsas formada pelos municípios de: Alto Parnaíba, Tasso Fragoso, Sambaíba, Loreto, São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, Riachão, Carolina, Fortaleza dos Nogueiras, São Pedro dos Crentes e Feira Nova.

Segundo Levantamento do Sistema de Produção Agrícola (LSPA) na safra 2017/2018, foram plantados em torno de 645 mil hectares na região. Para a safra 2018/2019, a previsão é de aumento na área de plantio de 3% para a primeira safra e na safrinha terá uma área de 30% de toda a primeira safra plantada. Em algumas culturas como feijão e arroz está previsto uma redução na área plantada.

“Com a chegada das chuvas, já temos cerca de 10% da área de primeira safra plantada nas culturas de soja e milho. Os agricultores estão otimistas, o fator climático está ajudando e a previsão é de que a safra seja melhor, especialmente a segunda (safrinha)”, destacou Luiz Magno Padilha técnico do IBGE.

Com relação à safra 2017/2018, algumas culturas como algodão e cana de açúcar estão fechando com produção estável. A cana teve produtividade de 65 toneladas por hectare com uma área plantada de 20 mil hectares. E, o algodão com produtividade de 280 arrobas, com uma área plantada de 22 mil hectares. Há uma previsão de aumento para a área plantada e na produtividade na safra de 2018/2019 de 5%. “O cultivo dessas culturas tem tecnologia de ponta nessa região e o rendimento depende apenas do fator climático”, destacou Padilha.

Com relação aos pequenos produtores, o IBGE destaca que cerca de 60% dos que trabalhavam na agricultura de subsistência (roça do toco) já dispõem agricultura mecanizada e correção de solo, fornecido pela prefeitura e associações e alguns com recursos próprios. “As inovações tecnológicas e os insumos necessários estão melhorando a produção e a renda destes pequenos agricultores. O IBGE está acompanhando esse movimento que cultiva arroz, milho, feijão, mandioca, e outras culturas. Essa produtividade também está entrando na produção de safra do IBGE”, concluiu Padilha.

Luiz Carlos Schwingel, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas –Sindibalsas ressaltou as previsões da meteorologia para esta safra 2018/2019, existe a possibilidade de termos o fenômeno climático El Niño (que consiste em períodos de veraneios no meio do inverno). “A previsão é de que não seja com muita intensidade, e os produtores esperam que seja um ano normal. O agricultor está preparado, está plantando apenas quando existe umidade no solo para germinar a semente. Estamos fazendo a nossa parte”.

Notícia relacionadas

Regional da AGED/Balsas intensifica fiscalizações durante o vazio sanitário do algodão no sul do estado

Presidente da CDL aceita convite e assume como Diretor Cultural da FAPCEN

Prédio do Sindibalsas e Aprosoja/MA
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo