DestaquesPolicial

Ronda Escolar celebra 1 ano de implantação e queda nas ocorrências, em Balsas

Após a fundação da Ronda, houve uma redução de 60% das ocorrências.

Na manhã desta sexta-feira (19), o auditório do Colégio Padre Fábio Bertagnolli recebeu a solenidade de comemoração por um ano de implantação da Ronda Escolar no 4º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Balsas, com redução no número de ocorrências.

(Foto: Emanuel Lemos)

“A Ronda Escolar é um tipo de policiamento que visa aproximar a polícia da comunidade, não apenas da forma repressiva, mas principalmente pelo diálogo, por palestras, visitas que são feitas na escola e, muitas vezes, nas casas dos alunos. Então, é um policiamento preventivo de proximidade que vem dando certo. As ocorrências no âmbito escolar são muitas, mas grande parte dos alunos querem estudar. Há, também aquela situação dos criminosos que, às vezes, ficam fora, no portão da escola. A ronda escolar está abordando essas pessoas e inibindo ações criminosas. Se conseguirmos aumento do efetivo e mais uma viatura, vamos implantar mais uma patrulha da ronda escolar para atender a grande demanda da cidade”, destacou o comandante do 4º BPM, coronel Medeiros.

Secretário municipal de Educação, Márcio Rego agradeceu essa prestação de serviço por parte da Polícia Militar do Maranhão. “A educação é um processo complexo. Para educar crianças e jovens, além de uma boa equipe de professores e pedagogos, precisamos da presença da família na escola, por mais complicado que pareça ser. Os alunos mais indisciplinados são justamente aqueles cujas famílias são mais ausentes. Na rede municipal, já tínhamos um projeto como esse coordenado pela Guarda Municipal, e agora temos esse coordenado pela polícia militar dando esse suporte, desenvolvendo esse trabalho de cidadania, dando proteção e segurança”, concluiu.

O policial militar Sales, membro da equipe da Ronda Escolar ressaltou que a mesmas “veio contribuir com esse processo de aprendizagem junto às famílias, aos professores, colabores e gestores das escolas. A educação é uma responsabilidade social do estado e a ronda escolar coopera para preservação do ambiente para que o aluno que está lá, querendo de fato estudar para vencer na vida, tenha tranquilidade para alcançar seus objetivos. Após a implantação da ronda, tivemos uma redução de 60% das ocorrências. Aqueles que agiam nas proximidades das escolas são inibidos com a presença da polícia, como também, dentro da sala de aula, o aluno indisciplinado que não quer respeitar o professor”.

As ocorrências mais comuns atendidas pela Ronda Escolar, em Balsas, são: agressão física, ameaça, furto de dinheiro, celulares no interior das escolas, porte de armas brancas, uso de bebida alcoólica e de drogas. Os diretores que sentirem a necessidade de chamar a Ronda Escolar têm acesso ao WhatsApp ou via 190.

A Ronda Escolar atende no período vespertino e matutino as escolas que solicitarem das redes: estadual, municipal, comunitária e povoados Santa Maria e Aldeia.

(Foto: Emanuel Lemos)

Notícias de Balsas e região

SEMA discute criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Balsas

Projeto Anjo da Guarda entrega cestas básicas em escola, no povoado Aldeia

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo