AgronegócioBusinessDestaques

I Curso Técnico Executor em Aviação Agrícola teve seu início em Balsas

Aprosoja/MA e Sindibalsas organizaram o curso que capacitará 50 profissionais

Organizado pela Aprosoja/MA e Sindibalsas, iniciou nesta segunda-feira, 01 de setembro), o I Curso Técnico Executor em Aviação Agrícola – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –MAPA, no sul do Maranhão, com encerramento previsto para sexta-feira (05).

50 alunos foram inscritos; dentre eles técnicos agrônomos, pilotos e administradores de fazendas. No conteúdo, aprenderão sobre aeronaves agrícolas e desempenho operacional; legislação, fiscalização e uso da aviação agrícola; tecnologia de aplicação, produtos, teoria da gota, equipamentos, aspectos meteorológicos e calibração de aeronaves, planejamento operacional, aspectos econômicos e relatórios; práticas de aplicação e calibração de determinação de faixas.

O Executor de Aviação Agrícola é um Técnico em Agropecuária, especializado em Aviação Agrícola por um “Curso de Executores de Aviação Agrícola”, cuja função é obrigatória no Brasil, desde sua criação em 1969 pelo Decreto-Lei 917/69.

O engenheiro agrônomo, Marcelo Drescher, instrutor do curso, explicou que objetivo é formar pessoal de apoio em solo. “Na aviação agrícola, temos o piloto, o auxiliar de pista e os técnicos que fazem o controle da operação no sentido de qualidade, eficiência, controle de deriva, eficácia dos produtos, determinação do tamanho de gotas, alteração da pulverização na medida em que a temperatura vai alterando a umidade relativa no ar. Essa é a finalidade do treinamento. Parabenizo o Sindibalsas e a Arosoja/MA por todo o esforço para realizar esse treinamento aqui. Isso qualifica muito atividade de aviação agrícola na região”.

O engenheiro agrônomo, Marcelo Drescher, e Hillary Christie Sousa Correia, aluna do curso.

Hillary Christie Sousa Correia, agrônoma, trabalha em uma empresa que atua na área de aviação agrícola, no sul do Piauí e Maranhão. “Estava atuando na área de projetos agrícolas e assistência técnica. Eu não tinha experiência na área de aviação agrícola e fazer esse curso vai me qualificar, ampliar minha área de atuação”.

Daniel Filipe Mattes, Piloto Agrícola, voa na região de Bom Jesus, sul do Piauí. “O curso para mim é uma espécie de reciclagem, como não sou técnico executor não posso assinar. Vim por uma questão da reciclagem e estar inteirado no que está acontecendo. Legislação, tecnologia de aplicação, evoluir para atender melhor, com menos erros”.  

O auditor fiscal do Ministério da Agricultura Alvaro Cardoso de Paiva, responsável pela fiscalização da aviação agrícola no estado do Maranhão, acompanhou o treinamento. “Há muito tempo estávamos necessitando, e as empresas através do sindicado conseguiram realizar esse curso que além de qualificar os profissionais vem cumprir uma exigência da legislação federal que determina que toda aplicação agrícola deve ter um técnico executor de aviação agrícola acompanhando no local. E aqui não estava sendo cumprido, algumas empresas enviavam pessoas para se qualificar em outros estados e geralmente quando saiam do curso eram contratados por empresas de fora e não ficava aqui. Em função do sucesso que está sendo esse curso, vamos trabalhar para ter em 2019 outra capacitação para qualificar mais técnicos agrícolas”.

Com carga horária de 54 horas/aula, ministrada nos períodos matutino e vespertino incluindo atividade prática com uma aeronave agrícola, análise e disposição de rendimento de pulverização. Ao final do treinamento, o profissional estará tecnicamente capacitado a apoiar e a controlar operação aéro-agrícolas. Sendo que os técnicos agrícolas são certificando como técnico executor. Os demais recebem o certificado de participação do treinamento.

Leia outras notícias relacionadas

Sindibalsas divulga atividades em favor da classe produtora e sociedade, em Balsas

Treinamento de Técnico executor em aviação agrícola
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo