ColunasDestaquesSaúde

Audiência pública define implantação do Centro de Hemodiálise do Sul do Maranhão

O centro será instalado dentro do Hospital Macrorregional de Balsas e tem previsão para iniciar atendimento em janeiro de 2019.

Na manhã desta quinta-feira (13) aconteceu uma audiência pública solicitada pela Câmara Municipal de Vereadores com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, para apresentação e discussão da implantação do Centro de Hemodiálise em Balsas.

Participaram da audiência autoridades municipais, vereadores, profissionais de saúde, pacientes renais e comunidade em geral, onde foram apresentadas as propostas do governo do estado para instalação do Centro de Hemodiálise do Sul do Maranhão.

O secretário de estado de saúde Carlos Lula apresentou proposta do Governo do Estado para que o Centro de Hemodiálise seja implantado dentro do Hospital Macrorregional de Balsas. “Será necessário realizar obras de adequação; cavar um poço mais profundidade que produza água com qualidade para hemodiálise e realizar a implantação”. Sobre o problema histórico no estado, disse: “Havia apenas dois centros. Estamos fazendo ampliação da oferta desse tratamento para atender os pacientes, sabendo as dificuldades que dói muito o deslocamento a longas distâncias para fazer o atendimento dia sim, dia não”, destacou Carlos Lula.

No final da audiência, o prefeito Dr. Erik Augusto anunciou a autorização do governador Flávio Dino para instalação do Centro de Hemodiálise de Balsas no Sul do Maranhão que será implantado dentro do Hospital Macroregional de Balsas. “É só uma questão de tempo para viabilizar a instalação. Os procedimentos terão início ainda essa semana. Os recursos já estão no orçamento do estado e vamos ter esse sonho realizado. Os pacientes terão o tratamento aqui, ninguém mais vai precisar ir para fora. Quero aqui prestar um reconhecimento aos vereadores de Balsas que ao meu lado lutaram para essa conquista”.

Vereadores ao lado de pacientes renais e familiares

Moisés Coelho, presidente da Câmara de Vereadores destacou: “Hoje foi o início da realização de um sonho, de todos esses pacientes com suas famílias. Já venho de vários anos lutando com todas as famílias, correndo atrás, fazendo abaixo assinado, conversando com governador, secretários, e podemos contemplar que em janeiro esse luta terá um final feliz para toda a nossa população”.

O Centro de Hemodiálise vai assegurar o tratamento para os pacientes com insuficiência renal crônica ou aguda, oferecendo conforto aos pacientes e suas famílias que precisam buscar esse tratamento em Imperatriz, ou outros centros.

Hemodiálise é um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

Confira fotos da audiência pública:

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo