ColunasDestaquesEducação

Secretário debate educação e propõe colaboração do estado e municípios do Sul do Maranhão

Gestores e professores das redes estadual e municipal participam de plenária sobre desenvolvimento da educação.

Secretário de estado da Educação, Felipe Camarão participou de plenárias com educadores da Unidade Regional de Educação (URE) Balsas, nesta sexta-feira, 24 de agosto. O evento, realizado no auditório do Colégio Marista, em Balsas, contou com a presença de educadores, gestores e autoridades.

Filipe Camarão. (Foto Emanuel Lemos)

Entre os vários temas abordados, o secretário Felipe Camarão fez uma prestação de contas da atual gestão.

“Estou feliz por estar em Balsas para uma agenda de diálogos, uma plenária com educadores das redes estadual e municipal de ensino. Nessa oportunidade, iremos debater e discutir, apresentar uma prestação de contas das ações que foram desenvolvidas pelo governo do estado do Maranhão nesses 3,8 anos de gestão, e também falar dos desafios que temos, focando na colaboração que precisa existir entre os governos municipal e estadual. Fruto disso é o programa Escola Digna, que revitaliza a rede estadual, como também atua na municipal, através da construção de escolas de educação infantil e de ensino fundamental e na formação de professores”, explicou.

Como dificuldades da gestão, “há a falta de estímulo para os educadores, que não tinham a valorização devida, por parte do governo do estado. Na atual gestão, nós valorizamos. Hoje, pagamos o melhor salário do Brasil e os valorizamo através da formação e, também, com programas de aprendizagem. Outra dificuldade enfrentada foi a falta de infraestrutura na rede estadual, com muitas escolas em péssimos estados de conservação, o que foi feito no sentido de recuperará-las, através de reformas completas em centenas de escolas no estado, climatizando, reformando quadras poliesportivas, enfim, melhorando as condições, melhora a autoestima dos professores e estudantes”.

Entre as ações, em Balsas, “temos, como exemplo, a construção de uma escola militar, um antigo desejo dessa região. O prefeito Erik e sua equipe realizaram visita técnica ao Colégio Militar Tiradentes, em São Luís, para conhecer a infraestrutura, como também o modelo diferenciado de ensino e chegamos a conclusão que, para 2019, não é viável a implantação da escola em Balsas. Vamos preparar a infraestrutura para instalação no próximo ano, para que, em 2020, seja implantada com boa estrutura para o funcionamento”, esclareceu.

Quanto a implantação do IEMA, a unidade “precisa de uma infraestrutura mínima para acontecer, pois é uma escola que oferece ensino em tempo integral e educação profissionalizante. Assim que aporte de estrutura for resolvida, a escola será implantada em Balsas”, finalizou Camarão.

URE Balsas

Balsas é uma regional de destaque no estado do Maranhão. Dentro do sistema de gestão da Secretaria de Estado de Educação, a URE Balsas destaca-se na parte administrativa, prestação de contas, gestão escolar e também nos resultados. Temos, na região, um elevado número de estudantes oriundos da rede pública de ensino que ingressam em cursos superiores. Com relação aos simulados realizados pela secretaria, a regional de Balsas ocupa o 1º lugar no estado.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo