Em Balsas: SENAC realiza II Mostra de Aprendizagem Comercial
Projeto se sustenta nos princípios da sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.
A II Mostra de Aprendizagem Comercial do SENAC em Balsas aconteceu durante toda a semana. Foram realizados palestras encontros pedagógicos. E, nesta quarta-feira (15) aconteceu a culminância do projeto com a mostra da aprendizagem no Clube Recreativo Balsense (CRB).
Organizado como feiras corporativas, o evento ocorre simultaneamente em todas as unidades do Senac no Maranhão, envolva ao todo aproximadamente três mil jovens do Programa Menor Aprendiz. O objetivo é proporcionar aos alunos um espaço de integração, troca de experiências, conhecimentos e apresentações de ações educativas que desenvolvam novas propostas, soluções e empreendimentos de forma criativa, inovadora e autônoma, visando consolidar a mostra da aprendizagem no regional, como um momento de fortalecimento dos conhecimentos aprendidos em sala de aula, afim de que as experiências resultem em aprendizagens significativas para os alunos, além e proporcionar maior visibilidade para instituição.
Em Balsas, tem o acompanhamento dos professores e se sustenta nos princípios da sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e responsabilidade social. Os três melhores trabalhos apresentados foram premiados com medalhas como forma de reconhecimento
1º lugar: projeto ecofiltro – consiste em um filtro sustentável, feito com baldes de manteigas reaproveitados, vela para filtro e uma torneira (turma de aprendizagem administrativo manhã)
2º lugar ecoscent – consiste na fabricação de perfumes sustentáveis a base de frutas, flores e grãos. Foram utilizados como embalagens, vidro de perfumes que iriam para o lixo (turma de vendas tarde)
3º lugar: h2horta – consiste no reaproveitamento da água de ar condicionado para a irrigação de plantas (administrativo tarde)
Participaram como avaliadores: os supervisores pedagógicos, educacionais, professores e empresários parceiros do programa e servidores do SENAC.
Programa Jovem Aprendiz
Instituído por Lei Federal, o Programa Jovem Aprendiz tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos. Para cumprir às exigências da lei, as empresas de qualquer natureza devem empregar e matricular nos cursos de Aprendizagem um percentual de aprendizes proporcional ao número de trabalhadores existentes em cada estabelecimento cujas funções demandem formação profissional.
No programa desenvolvido pelo Senac, o contrato de Aprendizagem Comercial tem duração de um ano. Simultaneamente à prática profissional nas empresas parceiras, os aprendizes frequentam as aulas, em semanas alternadas, nas diversas unidades do Senac. Além de adquirir o conhecimento técnico, eles são preparados para trabalhar em equipe, com ética e responsabilidade
Confira fotos do evento
.