DestaquesMaranhão

Implantação de sistema de videomonitoramento para melhorar segurança pública no programa de governo

Balsas tem projeto avançado para implantação do sistema em 23 pontos da zona urbana

Entre as propostas que devem ser incluídas no Plano de Governo de Flávio Dino para a reeleição, está o reforço no videomonitoramento. São câmeras instaladas no alto de postes para a polícia monitorar trechos da cidade e combater a violência.

Essas câmeras não têm nada a ver com aquelas que monitoram o trânsito. Com o videomonitoramento, o cidadão pode acionar rapidamente a polícia em caso de alguma emergência ou ocorrência. Quem está no local pode acionar o circuito por meio de um botão interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da polícia. Os postes têm sistema de voz, microfone e alto falante.

Com as câmeras, os policiais também podem se antecipar, observando atitudes suspeitas ou potencialmente criminosas. Durante bate-papo nessa terça-feira (25) sobre o novo Plano de Governo, Flávio Dino disse que esse tema deve receber atenção especial: “Coloquei o videomonitoramento no Programa de Governo nessa linha da prevenção”.

O vice-governador Carlos Brandão, que também participou da conversa, disse que o reforço “é uma ideia muito boa, a gente precisa ampliar, bem como investir mais no setor da inteligência da polícia”.

Balsas conta com um projeto para implantação do sistema em fase avançado. O recurso vem de duas emendas parlamentares de autoria dos deputados estaduais Stênio Rezende e Alexandre Almeida, no valor total de R$ 900 mil. Em junho de 2017 uma comissão formada por representantes da: polícia militar, secretaria de estado de segurança pública, líderes comunitários, imprensa e câmara de vereadores se reuniram para discutir os locais onde serão instaladas as câmeras. Ficou definido 23 pontos de instalação  que foram enviados com os termos de referências para a comissão de licitação.

Vereadores de Balsas, reunidos com o Coronel Medeiros identificando no mapa da cidade os pontos para instalação das câmeras (Foto de Arquivo: Emanuel Lemos)

Com informações do Blog Gilberto Lima

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo