DestaquesSaúde

Em Balsas, frota do SAMU é renovada com terceira ambulância zero e equipada

A ambulância, de modelo padrão, transferirá e conduzirá pacientes dos bairros e da zona rural às unidades de saúde do município.

Uma nova ambulância, modelo padrão, foi entregue, nesta quinta-feira, 19, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Balsas, em solenidade realizada em frente ao Hospital Balsas Urgente (HBU). O veículo faz parte do lote de 42 ambulâncias doadas pelas empresas Raízen, Ambev e VLI que recentemente anunciaram aportes no estado. A doação faz parte de contrapartidas sociais das empresas.

A ambulância é destinada para transferências e condução de pacientes das Unidades de Saúde: Hospital Regional, Hospital Balsas Urgente (HBU) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para os bairros e zona rural do município.

A vereadora Thalyta Pavelich, em discurso, falou da evolução da saúde que praticamente não possui reclamação no município.

O consultor executivo da prefeitura de Balsas, Daniel Grolli, que participou do convênio realizado com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia, destacou: “Balsas, por fazer parte de uma região que é polo de produção, foi contemplada com uma ambulância que é fruto de parceria. A equipe da prefeitura se mobilizou para mostrar a necessidade da nossa região. Hoje, por termos o Hospital Regional e uma demanda grande de pacientes de outros municípios, conseguimos sensibilizar o secretário que destinou essa ambulância para atender a nossa população”.

Vereador Moisés Coelho, presidente da Câmara Municipal, em discurso. (Foto: Emanuel Lemos)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Coelho e Silva Neto, lembrou que na gestão anterior foi necessário entrar com uma representação no ministério público porque uma ambulância estava presa em oficina por falta de pagamento. “Sem dúvida nenhuma mudou muita coisa nessa gestão. Quero parabenizar o prefeito Dr. Erik por mais essa aquisição no município, que tinha um déficit muito grande de ambulâncias. As que tínhamos eram velhas e sucateadas e nesse pouco tempo de gestão já estamos recebendo a terceira e quem ganha com tudo isso é a cidade”.

Em discurso, o prefeito municipal, Erik Augusto Costa e Silva, fez um resumo das principais ações na área de saúde em seu governo. “Nesse 1,7 ano, nós ganhamos uma maternidade de alta complexidade, UTI, UPA, sala vermelha, centro cirúrgico equipado no HBU e aumento no número de leitos. A saúde é prioridade do nosso governo. Trabalhamos continuamente para melhorá-la. Às vezes, precisamos fazer transferência para Imperatriz, São Luís e estamos com novas ambulâncias. Fico orgulhoso em estar entregando essa ambulância novinha que vai garantir mais dignidade na hora de transportar nossos pacientes. Quando assumi a prefeitura, encontrei ambulâncias velhas e sucateadas com custo muito alto de manutenção, peças, mão de obra, oficina, e agora com três novos veículos é gerada uma grande economia para investirmos na saúde do povo de Balsas”.

Dr. Erik, prefeito de Balsas, sendo entrevistado. (Foto: Emanuel Lemos)

Para finalizar o discurso, o prefeito Dr. Erik anunciou que as negociações estão avançadas para implantação do Centro de Hemodiálise em Balsas e destacou o papel dos vereadores de Balsas nessa conquista. “Na reunião que tivemos com o governador Flávio Dino, a presença dos vereadores foi o que sensibilizou o governador, que não está medindo esforços para viabilizar a implantação na cidade de Balsas de um centro de hemodiálise. Vamos realizar uma audiência pública para tratar do tema que deverá acontecer ainda no mês de agosto”.

Público presente na solenidade. (Foto: Emanuel Lemos)
Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo