Sebrae e CDL firmam parcerias para desenvolver pequenos empreendimentos em Balsas
Em reunião, apresentaram a empreendedores e empresários um plano de ação para o segundo semestre de 2018.
O Sebrae, através da unidade regional de Balsas, e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Balsas firmaram parceria para desenvolver e melhorar o atendimento aos pequenos, micro e médio empreendedores do município e região.
Na noite de 17 de julho, o CDL e o SEBRAE reuniram 47 empreendedores e empresários no espaço de entretenimento do Play Time, para apresentar um plano de ações previstas para o segundo semestre de 2018.
Segundo Wanderson Vasconcelos, consultor do Sebrae, há um plano de ação para trabalhar com pequenos e médios empreendedores do setor de comércio, indústria e serviços. São ações trabalhadas de forma coletiva e, em casos específicos, de forma individualizada, mas sempre voltadas para buscar soluções de maneira conjunta.
“O objetivo é qualificar cada vez mais os empreendedores para que possam ganhar cada vez mais oferecendo produtos de serviços de qualidade para a clientela em si. Trabalhamos aumentar uma metodologia, chamada METAPLAN, onde o grupo de empresários expõe suas ideias, suas realidades, através de oficinas de interatividade, compartilhando experiências e propondo soluções para juntos resolvermos as demandas existentes”, destacou.
A metodologia inicia com uma reunião em que é feito um levantamento das necessidades em comum do grupo participante. Depois, é priorizada uma ação na área de gestão e uma no fomento para melhorar o faturamento (as vendas), tudo construído de maneira coletiva visando sempre os resultados. É estabelecido o prazo para começar e a sequência é um resultado das demandas.
Dentro do processo, o SEBRAE atua na gestão através de um consultor, que vai aplicar as metodologias para que as dificuldades e necessidades do empresários sejam solucionadas.
Márcia Garcia, diretora executiva da CDL, destacou: “Nesta primeira reunião, por ser no período de férias com muitas pessoas viajando, ficamos satisfeitos com a mobilização e a presença dos empresários e é o nascimento desse projeto, dessa proposta e acreditamos que vai gerar bons frutos. Nossa parceria com o Sebrae visa a realização de um conjunto de ações, onde os empresários são agentes ativos. A CDL está mobilizando seus associados para se integrar no projeto. Teremos novas reuniões para definir ações prioritárias, discutindo as nossas dificuldades para estarmos trazendo as soluções em conjunto. Daí a importância de investir em cursos, palestras e demais capacitações que possam alavancar o rumo dos negócios, ainda que o cenário não pareça o mais favorável. O retorno é garantido e a busca por conhecimentos é, sem dúvida, o meio mais adequado para o crescimento e diferencial no mercado”.
Cecília Salata, gerente da unidade regional do SEBRAE Balsas, destacou o papel das instituições através de parcerias. “Queremos envolver empresários do comércio varejista, serviços e indústrias de Balsas. A proposta é trabalhar de maneira coletiva, em grupo, que vi receber treinamento através de cursos, consultorias e capacitações em temas como mercado, gestão, inovação e tecnologia, boas práticas, serviços ligados a marketing, visual de lojas que permeiam os pequenos estabelecimentos e visam trazer soluções para os empresários que enfrentam problemas parecidos no dia a dia de suas empresas. Esse é o início da construção de um programa específico para esse grupo, para que, de maneira certiva, possamos desenvolver o comércio de Balsas”.
Desta reunião ficou agendado um encontro para quinta feira (19) a ser realizado no auditório do SEBRAE para que as várias mãos e mentes iniciem o processo de construção, através da escuta das opiniões dos empresários.