Agroloreto 2018 apresenta balanço financeiro e social superiores às expectativas dos organizadores
Realizada dentro da cidade com menos espaços para expositores e praça de alimentação, a feira foi um sucesso e o os organizadores comemoram.
A V Exposição Agropecuária Agroloreto, promovida entre os dias 06 e 07 de julho, ultrapassou as expectativas do Sindicato de Produtores Rurais de Loreto, realizador do evento. Apesar do contratempo com a mudança do local da exposição, que, esse ano, foi realizado dentro da cidade, o que limitou a exposição de animais de grandes portes como bovinos e equinos, a feira foi considerada um sucesso tanto em volumes de negócios como em atendimento social.
Segundo Alessandro Costa, presidente do Sindicato de Produtores Rurais, a mudança do local da feira foi provisória devido à falta de estrutura do novo local adquirido onde vai funcionar a exposição nos próximos anos. Com a mudança de local do evento para uma área mais central na cidade, ficou com um espaço menor para os expositores, em especial a praça de alimentação e alojamento para animais. Com menos barracas, diminuiu o faturamento.
Balanço da Feira
Arrecadação dos expositores e vendas de animais superou o valor de R$ 380 mil.
Na parte social, a Escola Técnica do Sus (Etsus) distribuiu 400 kits de higiene bucal para crianças e adultos.
Atendimentos preventivos e saúde da mulher: foram realizados 120 atendimentos. Também tiveram direito a fazer embelezamento no salão com escovas, corte e lavagem de cabelo e levar para casa um kit beleza adequado para cada tipo de cabelo.
Palestras do SAMU com demonstrações de atendimentos de primeiros socorros com 250 certificados entregues para os participantes.
E mais, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consultorias do Sebrae, Senai, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e artesanato com garrafas PET.
Nos estandes, o Senar se manteve durante os dois dias do evento, a mini agroindústria utilizada para demonstração do processo tecnológico de produção da aguardente de cana de açúcar (Oficina de cachaça), Beneficiamento de Mandioca (Oficina de Beiju) e curso de Artesanato à Base da Fibra de Buriti. Todas as atividades atraíram dezenas de pessoas ávidas por maior conhecimento a partir de insumos obtidos do extrativismo rural.
Agroloreto é uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Loreto, capitaneada pelo seu Presidente Alessandro Costa – que encabeça esse movimento de fortalecimento da agropecuária municipal há cinco anos, criando ainda a dinâmica para o crescimento da produção rural da região. “A Feira Agroloreto já está consolidada no calendário do Agronegócio, na região sul do estado. E o sucesso foi resultado da superação das estimativas que estavam previstas para este ano”, destacou Alessandro Costa
O pequeno agricultor e os visitantes também puderam conhecer ainda expositores relacionados ao empreendedorismo, financiamentos e embelezamento. O social em atividade, num derramamento de informações para quem as buscava.