Dicas para economizar na conta de luz e ser mais sustentável
Confira algumas dicas de como economizar na conta de luz e tornar sua casa mais sustentável.
Seja em uma residência com muitos moradores, seja em uma casa com apenas um residente, adotar medidas para a economia de energia elétrica é uma atitude positiva para o planeta e para o bolso.
Confira algumas dicas de como economizar na conta de luz e tornar sua casa mais sustentável!
Troque a lâmpada
Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de led, que são muito mais econômicas, duram mais e ocasionam uma considerável economia na conta mensal.
Luz natural
Aproveite a luz de janelas, prateleiras de luz e outras entradas de iluminação natural, evitando sempre que possível o uso de lâmpadas durante o dia.
Apague a luz
Apague a luz ao sair de cômodos que não estão sendo utilizados no momento. Apesar de parecer uma dica óbvia, esse descuido é responsável por um aumento no gasto da conta de energia.
Aquecimento solar
Troque o tradicional chuveiro elétrico – bem como as torneiras elétricas de pontos no banheiro e na cozinha – por um aquecedor de água solar. A instalação de um sistema de de aquecimento solar da água reduz consideravelmente a conta de luz mensal, além de ser umaa escolha sustentável.
Cronômetro no banho
Se sua residência conta um sistema de chuveiro elétrico comum, a dica é economizar o teempo no banho. Ao ensaboar o corpo e os cabelos, deixe o registro fechado e ligue-o apenas para enxaguar. Cinco minutos de banho com o chuveiro ligado são suficientes para higienizar o corpo e farão diferença na conta de luz.
Máquina de lavar
Não utilize a máquina de lavar para poucas peças. Só faça uso do equipamento quando a máquina estiver cheia, pois isso evita gastos desnecessários com luz elétrica e também evita o desperdício de água.
Selo de eficiência energética
Ao adquirir um novo equipamento eletrodoméstico para sua casa, verifique se ele traz o selo Procel de eficiência energética, o que significa que ele consome menos energia no funcionamento. Procure adquirir os que possuem melhor classificação, o que significa que gastam menos eletricidade.
Fonte: Jornal Pequeno
Fonte: Jornal Pequeno