AgronegócioDestaques

Sindicato cadastra famílias para colheita de feijão na safrinha solidária em Loreto

O projeto social safrinha solidária de cunho alimentar e foi executado na região sul do estado pela primeira vez em Loreto.

O Sindicato dos Produtores Rurais de Loreto iniciou na manhã desta segunda-feira a realização do cadastro das famílias interessadas em participar da colheita de feijão da safrinha solidária.

O Projeto safrinha solidária é uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais de Loreto em parceria com APROSOJA-MA, que doou as sementes para o plantio e o sindicato entrou com o gradeamento e plantio do feijão. Nesta I etapa, foram plantados 30 hectares na fazenda Janaúba, situada no povoado Mato Grosso que próximo a Buritirana e foi cedida pelo produtor José Genniziak.

A Colheita acontecerá no próximo dia 20, quarta-feira a partir dás 7:00hs da manhã. Tudo o que a pessoa colher, poderá levar para casa. A preferência é para pessoas carentes, trabalhadores rurais.

“Apesar da escassez de chuvas no período, a cultura se desenvolveu bem e a perspectiva de colheita é muito boa. O projeto social não é uma doação, mas sim uma parceria. Os produtores plantam, cuidam e o sindicato dos produtores rurais seleciona as famílias dando prioridades as comunidades entorno da fazenda para juntos realizar a colheita. Vem as famílias inteiras e cada uma leva para casa o que colheu”, destacou Alessandro Costa, presidente do Sindicato de Produtores Rurais.

Sobre a área da Agrovila que também seria plantada, o sindicato esclareceu que devido as dificuldades que os agricultores enfrentaram para colher a soja do local devido as chuvas, oq que acabou atrasando o plantio, os organizadores ficaram temerosos em plantar e perder e perder tudo devido a estiagem que iniciou logo, então as sementes foram guardadas para uma nova etapa.

Os resultados da colheita da safrinha serão divulgados durante a 5ª AGROLORETO que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho. E está sendo organizada para que todos os expositores tenham o conforto de participar e expor os seus produtos, dentro de uma área totalmente coberta, disponíveis com bancadas, mesas de vidro e cadeiras.

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo