Coluna socialCulturaDestaques

65ª Festa do Vaqueiro reúne, na tradicional cavalgada de Balsas, 15 mil vaqueiros

12 de Junho é feriado municipal em comemoração ao dia do vaqueiro balsense

A 65ª Festa do Vaqueiro em Balsas reuniu cerca de 15 mil vaqueiros e mais de 30 mil pessoas no Parque de Exposição do município, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organizadora do evento, realizado nesta terça-feira, 12 de junho, feriado municipal, dia do vaqueiro balsense.

Uma missa, realizada na praça da Igreja Matriz, marcou o início da festa e em seguida os vaqueiros ganharam as ruas da cidade em cavalgada em direção ao parque de exposição. Na programação se apresentaram no palco principal as atrações artísticas: Rony Santos e Banda, Mulequinho e Banda, Banda Mastruz com Leite e Dj Beto Padox,  que animaram uma grande multidão de pessoas.

A área de lazer do parque foi tomada por comitivas que, tradicionalmente, se organizam em grupos com os mais diversos estilos musicais, churrasco, bebida e muita gente bonita.

(Prefeito Erik, ex-secretário Márcio Honaiser e Moisés Coelho, conduziram as bandeiras de Balsas, do Maranhão e do Brasil)

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho e Silva Neto, que participou de toda a programação disse: “É a maior festa que temos em nosso município, uma grande multidão participou da missa, em seguida, da cavalgada e aqui no parque de exposição um número maior ainda. É a nossa cultura, a tradição que temos que se fortalece a cada dia. É assim que se faz: vindo e compartilhando desse momento”.

O Vereador Sgto Lusivaldo Lira, que organiza tradicionalmente uma comitiva, destacou que a festa do vaqueiro é tão grande na cidade que mobiliza pessoas de toda a região e do estado. “Após a missa, esse encontro especial aqui no parque de exposição permite um dia para abraçar o povo, reunir os amigos, nos confraternizar, viver essa festa linda e bem organizada e manter essa tradição em nossa cidade”.

Erik Augusto Costa e Silva, prefeito municipal de Balsas, destacou o sucesso da festa: “É a maior festa do Sul do Maranhão em homenagem ao dia do vaqueiro de Balsas. E, hoje estamos muito felizes em trazer uma banda de renome nacional, a Banda Mastruz com Leite para fazer essa festa para todo o povo de Balsas. O sentimento é de alegria, satisfação plena e muita emoção em cultivar as nossas tradições e origens que é o vaqueiro nordestino”.

Márcio Honaiser, ex-secretário de agricultura do Maranhão, ressaltou: “O festejo de Santo Antônio, a festa do Vaqueiro são tradições, são nossa cultura. Eu fico muito feliz de mais uma vez estar participando, ajudando a realizar essa festa que não só os vaqueiros, mas a sociedade inteira, as famílias de Balsas participam. Uma festa belíssima a prefeitura está realizando em parceria com o governo do estado. E quero parabenizá-los por esta organização e os vaqueiros, que estão todos reunidos em uma grande cavalgada, e comemorando, o que é uma grande alegria em poder participar e contribuir”.

A Polícia Militar do Maranhão, em parceria com a guarda municipal, trabalharam na segurança da festa.  “O 4º Batalhão trouxe para o evento 45 homens que ficaram até o final para garantir a segurança, cumprir a lei, para que todos possam usufruir da festa sem incidentes. Policiais estão em viaturas, motos, o pessoal do serviço de inteligência e há 3 anos que realizamos esse trabalho para termos uma festa tranquila”, destacou o Coronel Medeiros, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM)

Após as 18:00 horas a PM realizou Blitz para coibir motoristas embriagados de dirigirem, evitando acidentes.

(População durante o show da Banda Mastruz com Leite)

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo