Coluna socialDestaques

Câmara realiza sessão solene em homenagem ao dia do vaqueiro em Balsas

A decoração típica, o berrante, a presença de vaqueiros de várias gerações abrilhantou a solenidade.

A Câmara Municipal de Vereadores de Balsas, homenageou nesta segunda-feira (11), em sessão solene, o Dia do Vaqueiro, comemorado em 12 de junho., feriado municipal criado através do decreto de lei nº 86, de 27 de dezembro de 1986, sancionado pelo Prefeito Heliodoro Sousa. Presente a sessão solene fez um relato histórico do inicio da festa do vaqueiro, as corridas que eram realizadas no antigo matadouro.

“É uma grande emoção depois de tanto tempo passado comemorar o dia do vaqueiro. Participei das primeiras corridas em 1953, junto com meus cunhados e depois tive a felicidade de ser prefeito do município, onde sancionei a lei criando o dia do vaqueiro. Hoje, vendo o presidente da câmara com a cópia do decreto de lei na mão, me deixa feliz porque as autoridades têm a consciência de preservar nossa tradição. Pois a cidade que tem tradição, tem história, tem nome e tem passado, o que é muito importante para se ter um futuro”, ressaltou Heliodoro Sousa.

(Vereadora Fransuila Farias, entrega comenda centenário de Balsas ao Vaqueiro Antônio José Semente)

Antônio José Semente, vaqueiro tradicional e morador da fazenda Marroá, localidade Cocal, no município de Balsas, disse: “Essa sessão solene da câmara homenageando a vaqueirama da região me deixa emocionado e satisfeito em ter esse reconhecimento. O dia do vaqueiro é uma festa que não pode acabar e, com apoio dos vereadores e da prefeitura, essa festa será maior. Há 60 anos trabalho como vaqueiro na fazenda Marroá, onde nasci, me criei e trabalho desde os 9 anos. Não deixo de ser vaqueiro, enquanto puder. Tudo que tenho na vida ganhei trabalhando nas costas de cavalo. Agora, quero incentivar meu netos e sobrinhos para acompanhar a nossa tradição”.

(Enzo Gabriel, toca o berrante ao lado do vereador Sgto. Lusivaldo Lira)

O garoto Enzo Gabriel, cantou “Menino da Porteira” e tocou o berrante emocionando a todos. “O vaqueiro do nosso sertão é um guerreiro de fibra, de garra. Em Balsas essa data, 12 de junho, até deixa de ser o dia dos namorados para ser o dia do vaqueiro. É justo porque o vaqueiro é uma pessoa apaixonada, que faz um trabalho árduo e com muita presteza. Quero parabenizo presidente Moises Coelho pela iniciativa de fazer essa sessão solene. O Enzo é um vaqueiro, que me dá muito orgulho”, disse o vereador Sgto. Lusivaldo Lira, pai do Enzo Gabriel.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal, Vereadora Isaura Ferreira, o vaqueiro balsense faz parte da história e da cultura. “Nada mais justo do que, hoje, na véspera do dia do vaqueiro, essa sessão solene para prestigiar essas pessoas importantes na construção da nossa sociedade. Eles sempre fizeram parte da história. E essa profissão precisa ser constantemente cuidada e preservada para as próximas gerações”.

O Vereador Gilson da Bacaba ressaltou a emoção de estar com os vaqueiros na câmara municipal valorizando a cultura da cidade. “Quero dizer que o vereador Gilson da Bacaba sempre vai estar ao lado dos vaqueiros porque sou filho de um vaqueiro e este é o meu povo. Sou um lutador em favor da zona rural, do povo do sertão e só tenho a parabenizar os vaqueiros”.

Antônio Brejão, vaqueiro da fazenda Marroá, município de São Raimundo das Mangabeiras disse: “Não estava bem porque quebrei uma perna, mas já estou bom e feliz. Continuo sendo vaqueiro, correndo atrás de boi aos 79 anos, não me troco por ‘cabra’ novo, nunca perdi uma reis”.

O Vereador Allan da Marissol que fixou residência em Balsas há 14 anos. “Sempre venho acompanhando a festa do dia dos vaqueiros, que é tradição. Um momento de nos confraternizarmos, estarmos perto de pessoas que fazem parte da história, que trabalham no sol e na chuva para levar sustento para suas famílias. Parabenizo a todos os vaqueiros de Balsas e região por sua profissão e coragem”.

O Padre José Alberto, fez uma oração na sessão solene: “Quero louvar e agradecer a Deus por esse momento, mas também parabenizar a câmara de vereadores por promover esse sessão solene no dia do vaqueiro, que mostra que os vereadores têm muita responsabilidade n sentido de garantir aquilo que é a cultura, o nosso jeito genuíno do nosso povo, garantir aqui na câmara, mas garantir também lá no campo as condições necessárias para que todo o povo da zona rural possa viver bem, de maneira digna. O vaqueiro é um cidadão, um pai de famílias, um cristão e, nessa ocasião, o festejo promove essa cultura popular com a benção de Deus”.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Moisés Coelho e Silva Neto, disse: “É com muito prazer que temos a oportunidade de realizar essa sessão solene do dia do vaqueiro balsense buscando fortalecer as raízes, nossas origens, nossa cultura, relembrando essa história que iniciou no Porto das Caraíbas e chegou até os nosso dias. Agradeço a todos os vaqueiros que compareceram ara essa linda festa feita especialmente para eles”.

Foram homenageados com moção de aplausos e votos de reconhecimento, Kleiton Silva dos Santos da Fundação Banco do Brasil e a equipe da PRF em Balsas, através do Inspetor José Raimundo dos Santos Júnior recebeu homenagens da câmara pelos bons serviços prestados a comunidade.

(Equipe da PRF e Kleiton da Fundação Banco do Brasil)

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo