Destaques

Setur-MA fortalece turismo na Chapada das Mesas em participação na Agrobalsas

A Agrobalsas 2025 foi mais do que uma feira agropecuária, tornou-se um espaço de integração entre o agronegócio e o turismo, promovendo o potencial da Chapada das Mesas e do sul maranhense para além da produção agrícola.

Durante cinco dias, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) destacou a beleza local, apresentou novos produtos turísticos e reforçou a articulação entre municípios, empresários e representantes do setor.

Logo no primeiro dia, o inédito Espaço Turismo abriu as portas com uma programação voltada ao turismo rural, sustentável, inovador e de aventura. Municípios, instância de governança, artesãos e o trade turístico participaram de atividades que valorizaram as potencialidades da região.

Na solenidade de abertura, o governador Carlos Brandão e a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, testaram o voo de balão, incentivando a nova experiência.

Durante toda a semana, o público pode subir no balão, que se tornou um atrativo à parte. “Nossa participação foi muito importante na maior feira do agronegócio. Aproveitamos para apresentar novas possibilidades, como o balonismo, um produto que começa a despontar na região”, pontuou Beto Kelnner, superintendente da Setur-MA na Chapada das Mesas.

Na terça-feira (13), a Arena de Conexões Turísticas foi palco de debates e palestras que abordaram temas como segurança no turismo de aventura, cases de sucesso e modelos de negócios.

Na quarta-feira (14), a programação trouxe ainda mais integração entre cultura e negócios. Representantes dos municípios de Sambaíba, Ribamar Fiquene e Barra do Corda foram alguns que marcaram presença nas discussões. 

Para o gestor de projetos do Complexo Pedra Caída, Fábio Araújo, a participação na Agrobalsas trouxe resultados concretos. “Através desse estande do turismo é que nós nos fortalecemos comercialmente. O empreendimento que eu represento conseguiu fechar negócios e projetos. Espero que isso sempre aconteça.”

Na quinta-feira (15), a Rota das Origens foi o destaque, além da discussão sobre a inclusão de novos municípios no Mapa do Turismo e o papel das redes sociais na promoção dos destinos. As atividades reforçaram a importância da qualificação dos serviços e da integração entre os municípios para fortalecer a oferta turística da região. 

A jornalista Jordana Fonseca estava com a família inteira. Uma estátua de dinossauro de um ecopark da região, com mais de 1 metro de meio de altura, na frente do pavilhão do turismo, prendeu a atenção da filha dela de 2 anos.  “A Chapada já é linda, né, com as cachoeiras?! Mas, lá em Fortaleza dos Nogueiras, a gente sabe que foram descobertas as pegadas de dinossauros, mostra um pouco da nossa história e é mais uma possibilidade para o turismo”, afirmou.

A sexta-feira (16) foi dedicada ao encerramento das atividades, com a realização da I Conexão de Turismo da Chapada das Mesas, no auditório central. O painel “Conexão Turismo” apresentou ações concretas para o fortalecimento do setor, com debates sobre as políticas públicas estaduais e a formalização da Instância de Governança da Chapada das Mesas. Durante a manhã, foi entregue o certificado ao município de Itinga do Maranhão, que atualizou sua posição no Mapa do Turismo.

À tarde, de volta ao Espaço Turismo, os artesãos lotaram a sala para saber mais sobre as políticas públicas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O encerramento foi marcado pela entrega do Troféu Azimute, homenageando personalidades que contribuíram para o fortalecimento do turismo da região: o jornalista Gil Santos, o Grupo Mirante e Edmar Alves de Oliveira (in memoriam), representado por sua filha Bárbara Larissa Coelho de Oliveira.

“Fazemos um balanço extremamente positivo. Nosso espaço recebeu grandes empresários, artesãos e protagonistas do turismo da Chapada das Mesas. Este foi um momento de integração, de lançamento de novos produtos e rotas integradas. Saímos ainda mais fortalecidos desse encontro que, mesmo sendo um evento do agronegócio, movimenta a atividade turística de forma significativa”, avaliou a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

Para Ruan Tavares, secretário adjunto de Turismo, a participação no evento fortaleceu a presença do turismo no cenário econômico regional. “A Agrobalsas foi um divisor de águas. Levamos capacitação, apresentamos as políticas públicas do turismo, promovemos uma escuta ativa e, sem dúvida, trabalhamos o fortalecimento do turismo regional em diversas frentes, como hotelaria, artesanato e experiências. Temos um braço atuante na região, com a Instância de Governança Regional sempre alinhada à Superintendência da Setur-MA na Chapada das Mesas, e acreditamos que esse estreitamento de laços surte um efeito positivo no crescimento do segmento.”

O Maranhão se informa aqui – Parlamentares e líderes religiosos debatem a valorização da vida em encontro maranhense

Rota das Origens foi o destaque, além da discussão sobre a inclusão de novos municípios no Mapa do Turismo e o papel das redes sociais na promoção dos destinos. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo