Destaques

Bio2Me aposta na castanha de pequi como superalimento e projeta crescimento no mercado

Bio2Me, startup pioneira no cultivo de castanhas e bioativos do cerrado, planeja explorar as possibilidades agrícolas da castanha do pequi. O fruto em si é famoso na sua região nativa, o Centro-Oeste, e na culinária brasileira, mas é conhecido pela difícil extração dos seus espinhos. Já a castanha traz grandes benefícios nutricionais e potenciais comerciais para os produtores.

“Já ouvimos muitas polêmicas sobre o Pequi, que não agrada o paladar de todos, mas apesar do que falam, quando aproveitado em sua integridade, tem um potencial competitivo para os produtores. O óleo extraído da castanha é um ingrediente versátil e singular com aplicações que vão além da gastronomia. É um grande aliado  no tratamento de doenças respiratórias e seus nutrientes fazem dele uma excelente base para cosméticos”, afirma Claudio Fernandes, CEO da Bio2Me.

Com uma composição rica em zinco, cálcio e ferro, a castanha também se destaca como uma fonte natural de energia e antioxidantes. Diante desse grande potencial, a Bio2Me busca ampliar sua presença no mercado, posicionando-a como um superalimento e destacando seus benefícios nutricionais e funcionais para expandir o interesse dos produtores.

“A castanha do pequi ainda é pouco conhecida pelo mercado, mas seu potencial é imenso. Suas diversas aplicações não apenas fortalecem o setor, mas também podem fazer parte do dia a dia do brasileiro, agregando valor cultural de maneira significativa”, complementa Fernandes.

Ao integrar a operação do pequi a outros projetos, como o cultivo do baru, a extração de bioativos e a parceria estratégica com a Nestlé, a greentech projeta um faturamento recorde de R$6 milhões em 2025. Além disso, a empresa pretende comercializar 60 mil mudas nativas do Cerrado – um aumento significativo de 50 mil em relação ao ano anterior.

Com essa projeção da castanha de pequi no mercado, a Bio2Me não apenas consolida sua posição de liderança no setor, mas também reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no agronegócio. Investindo em práticas responsáveis e tecnologias avançadas, a empresa fortalece sua atuação, impulsionando o desenvolvimento da cadeia produtiva e contribuindo para um futuro mais responsável e competitivo para o setor.

O Maranhão se informa aqui – Governador anuncia duplicação da biorrefinaria de grãos da Inpasa Brasil, em Balsas

A castanha do pequi ainda é pouco conhecida pelo mercado, mas seu potencial é imenso. Suas diversas aplicações não apenas fortalecem o setor, mas também podem fazer parte do dia a dia do brasileiro. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo