
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) marcará presença no AgroBalsas 2025, de 12 a 16 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA), com uma programação diversificada e interativa no Pavilhão Agro. Coordenado pela secretaria, o espaço reunirá atividades técnicas, educativas e experiências sensoriais, voltadas tanto ao público infantil quanto aos produtores e visitantes em geral.
Durante as manhãs, das 7h30 às 11h, será realizada a Oficina Infantil, uma ação conjunta com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged). As atividades, que ocorrem de 13 a 16 de maio, contarão com jogos educativos e dinâmicas lúdicas sobre temas ambientais e agropecuários.
No período das 16h às 22h, o estande da Sagrima promoverá uma série de ações. Os servidores estarão à disposição do público para explicar sobre os serviços e programas da secretaria, bem como os Municípios podem aderi-los. Haverá ainda exposição de vitrines mostrando Sistema Agroflorestal com Meliponicultura, demonstração de viveiros para produção de peixes e balcão de atendimento de dispensa de licença ambiental para pequenos produtores.
A programação ainda inclui rodas de conversas sobre os programas de Mais Pecuária Brasil e Mais Genética no Sertão, voltados para o melhoramento genético de rebanhos bovinos e ovinocaprinos de corte e de leite. Além disso, na quarta (14) e na quinta-feira (15), às 17h e 15h, respectivamente, haverá oficina de produção de mudas frutíferas. Ainda na quinta-feira, às 17h, o público poderá participar de capacitação sobre Declaração de Conformidade de Atividade Agrossilvipastoril, documento que garante a licença de dispensa ambiental para pequenos produtores.
O Maranhão se informa aqui – Embrapa destaca inovação no Agrobalsas 2025 com apoio do deputado Márcio Honaiser
A programação terá rodas de conversas sobre o Mais Pecuária Brasil e Mais Genética no Sertão, voltados para o melhoramento genético de rebanhos bovinos e ovinocaprinos de corte e de leite e outras ações. #OMaranhaoSeInformaAqui