Destaques

84% dos beneficiários do INSS em município do MA tem descontos associativos

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) revelou que diversas cidades do interior do Maranhão concentram altos índices de aposentados e pensionistas do INSS com descontos associativos em folha – muitos deles sob suspeita de terem sido feitos sem autorização.

A investigação integra a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal na semana passada, que apura a possível prática de irregularidades envolvendo entidades associativas em todo o país. De acordo com a CGU, os descontos indevidos podem somar até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Dados de março de 2024 mostram que entre os 19 municípios brasileiros com mais de 60% dos beneficiários afetados, a maioria está localizada no Nordeste, com forte predominância no Maranhão e Piauí.

Em Altamira do Maranhão, por exemplo, 84% dos aposentados com descontos associativos tinham valores direcionados à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag) – entidade alvo de mandados de busca e apreensão.

Embora os descontos estejam documentados, a investigação ainda busca comprovar quantos foram aplicados sem autorização formal dos beneficiários. A Contag nega irregularidades e declarou que colabora com as investigações.

O Maranhão se informa aqui – Polícias Militar e Civil apreendem armas de fogo, drogas e dinheiro no povoado Batavo

Seis municípios do Maranhão estão entre os que tem maior concentração de fraudes do INSS. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo