BusinessColuna socialColunasCulturaDestaquesManchete

Feira de Páscoa de Balsas gera renda e celebra tradições locais

Para os empreendedores, a Páscoa representa uma oportunidade valiosa. O aumento da demanda por doces, chocolates artesanais e produtos personalizados abre margem para inovação e crescimento dos pequenos negócios. Pensando nisso, Balsas recebe a primeira edição da Feira de Páscoa de Balsas. O evento tem movimentado a economia local e valorizado a produção artesanal e gastronômica da cidade. O evento começou no dia 10 e segue até o dia 20 de abril.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Balsas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Turismo e Inovação, a Associação dos Artistas Plásticos, Artesãos e Gastronomia de Balsas, com apoio do Sebrae e do Senai. O evento tem atraído famílias em busca de opções de lazer e cultura. 

Com decoração temática, apresentações culturais e gastronomia regional, a feira tem a proposta de tornar um espaço de convivência e valorização da identidade local. “É bom ver o reconhecimento das comidas típicas e dos artesãos. Já garanti os biscoitos das crianças e bonecas artesanais. Tudo muito bonito”, destacou a advogada Maria Regina Lins.

Em preparação para a feira, o Sebrae ofereceu capacitações focadas em temas como precificação e marketing digital para 20 empreendedores. O objetivo foi orientar os expositores sobre como apresentar e vender melhor seus produtos, além de calcular preços de forma estratégica. Em parceria com Senai foi trabalhado também o tema de boas práticas na manipulação de alimentos. “Trabalhamos com temas fundamentais, como o entendimento dos custos de produção e o posicionamento no mercado por meio das redes sociais. Muitos participantes relataram mudanças concretas em seus negócios após a capacitação”, afirmou Allana Diniz, analista do Sebrae em Balsas.

A feira vem em um bom momento, pois nesta época os consumidores estão mais dispostos a comprar presentes simbólicos e exclusivos, o que favorece os pequenos negócios. A artesã Elidiane Carvalho Jobim Costa, relatou que a capacitação oferecida pelo Sebrae apresentou outra perspectiva. Ela produz laços e peças decorativas em biscuit. “Adequamos os produtos à temática da Páscoa e aprendemos a precificar melhor. A feira virou uma vitrine para o nosso trabalho”, destaca.

Maria Félix Carvalho, conhecida pelos quitutes feitos com arroz, também ressaltou os benefícios do curso. “Foi maravilhoso. A gente tinha dúvida sobre o preço. Agora sei avaliar melhor o que eu vendo. Quando tiver outro curso, estarei lá de novo”, disse. A empreendedora Arlene Cardoso Araújo, também viu avanços. “A capacitação nos fortaleceu. O Sebrae nos ajudou a entender a importância da precificação e do controle de custos. Isso muda a forma como lidamos com o negócio”, afirma a empreendedora.

Além de estimular o empreendedorismo, a feira proporciona uma opção de lazer para toda a família, com ambiente acolhedor, decoração temática e programação cultural. Visando a se tornar um evento fixo no calendário da cidade o que incentiva o comércio e o turismo. O Sebrae tem atuado junto à prefeitura para viabilizar ações como essa. 

O prefeito Alan da Marissol destacou a importância do evento como motor da economia criativa. “Vemos aqui pessoas empreendendo, gerando renda. Nosso dever é apoiar. A parceria do Sebrae e Senai qualificou essas pessoas, Estamos felizes de conseguir reunir esses parceiros importantes para incentivar o empreendedorismo de nossa cidade, ressalta o prefeito.

O Maranhão se informa aqui – Calendário do Bolsa Família e do Auxílio Gás é antecipado devido aos feriados; veja as novas datas

 O evento começou no dia 10 e segue até o dia 20 de abril. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Balsas, a Associação dos Artistas Plásticos, Artesãos e Gastronomia de Balsas, com apoio do Sebrae e do Senai. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo