
No Vestibular ProfiTec Uema 2025, o município de Balsas está contemplado com duas opções de cursos superiores gratuitos do Programa de Formação Profissional Tecnológica da Universidade Estadual do Maranhão (ProfiTec/Uema): O já consolidado curso superior de Tecnologia em Agrocomputação e o novo curso superior de Tecnologia em Agroindústria.
Ao todo estão sendo ofertadas 80 vagas para Balsas, sendo 40 para cada curso. Os cursos do ProfiTec são graduações de menor duração e com aulas presenciais realizadas apenas aos finais de semana, formato que favorece aqueles que já atuam no mercado de trabalho ou têm outras atividades durante a semana.
As inscrições para o Vestibular ProfiTec seguem até o dia 7 de maio e devem ser realizadas exclusivamente pelo site https://sigconcursos.uema.br
A taxa de inscrição é de R$ 60,00 e o pagamento pode ser realizado até o dia 8 de maio. Podem se inscrever os candidatos que já concluíram o ensino médio.
Neste seletivo também há oferta de cursos como Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Coroatá, Design de Interiores – Santa Inês, Estética e Cosmética (NOVO) – Caxias e Itapecuru Mirim; Geoprocessamento – Barra do Corda, Gestão da Qualidade – Bacabal, Mídias Sociais Digitais (NOVO) – Presidente Dutra e Redes de Computadores – Zé Doca.
A prova será realizada no dia 6 de julho, com questões objetivas e uma redação.
O edital que contém todas as informações sobre cursos ofertados, requisitos para participação, documentação e cidades de oferta está disponível no site: https://www.uema.br/2025/04/edital-n-o-23-2025-gr-uema
Sobre o curso de Agroindústria
A proposta da Uema, por meio do ProfiTec, com a criação do curso de Agroindústria em Balsas é a relação direta com a vocação econômica da região voltada ao agronegócio. O objetivo é formar tecnólogos capazes de atuar em todo o processo agroindustrial, desde o beneficiamento e conservação da matéria-prima até a produção final e controle de qualidade.
O tecnólogo em Agroindústria está apto a trabalhar em indústrias de alimentos, frigoríficos, laticínios, cooperativas, laboratórios, consultorias, órgãos de fiscalização sanitária, entre outros segmentos.
O Maranhão se informa aqui – Feira de Páscoa de Balsas gera renda e celebra tradições locais
O tecnólogo em Agroindústria está apto a trabalhar em indústrias de alimentos, frigoríficos, laticínios, cooperativas, laboratórios, consultorias, órgãos de fiscalização sanitária, entre outros segmentos. #OMaranhaoSeInformaAqui