ColunasDestaquesEducação

Mestrado em Estudos da Linguagem é aprovado para o Campus Balsas da Uema

O Campus Balsas da Universidade Estadual do Maranhão celebra a aprovação de seu novo curso de pós-graduação stricto sensu: o Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem (PPGEL). A proposta, submetida à CAPES em atendimento à Chamada Interna nº 06/2023-PPG/UEMA, foi aprovada e marca um importante avanço na consolidação da pesquisa e da formação acadêmica no sul do estado.

Elaborado por um grupo de docentes efetivos da Uema – tanto do Campus Balsas quanto de outros campi – o projeto foi enviado no dia 31 de março de 2025, sob o número 765/2023.

Vinculado à área básica de Letras e avaliado na área de Linguística e Literatura, de acordo com a Diretora de Campus Balsas, Profa. Dra. Maria Célia Dias Castro, “o novo programa de mestrado representa um passo significativo para a interiorização da pós-graduação e o fortalecimento das políticas públicas de educação superior no Maranhão”.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. Marcelo Cheche, a aprovação do novo mestrado reafirma o compromisso da universidade com o fortalecimento da pós-graduação no interior do estado. “A aprovação do PPGEL é resultado de um trabalho coletivo comprometido com a interiorização do conhecimento. Esse novo programa representa um importante instrumento para valorizar as identidades linguísticas e culturais do sul do Maranhão e, ao mesmo tempo, amplia as oportunidades de formação acadêmica na região. É uma conquista significativa para toda a comunidade universitária”, destacou.

O PPGEL tem como missão a formação e capacitação de profissionais comprometidos com os estudos da linguagem e com as transformações sociais, culturais e educacionais da região. 

O programa está estruturado em duas linhas de pesquisa: Estudos Linguísticos: dedica-se à análise das línguas e suas variações, especialmente aquelas presentes no sul do Maranhão, considerando aspectos fonológicos, morfossintáticos, discursivos e sociolinguísticos com base em dados empíricos das comunidades locais; Estudos de Literatura: enfoca as relações entre literatura e interculturalidade, analisando textos e autores em suas dimensões local, regional e universal. A literatura maranhense terá papel central nas investigações, promovendo o diálogo entre culturas e identidades diversas.

A expectativa é que as primeiras turmas do mestrado comecem em breve, ampliando as oportunidades de formação acadêmica para estudantes de toda a região sul do Maranhão.

O Maranhão se informa aqui – A pedido do Deputado Márcio Honaiser, INSS anuncia mutirão de perícias médicas em Balsas

A proposta, submetida à CAPES em atendimento à uma Chamada Interna, foi aprovada e marca um importante avanço na consolidação da pesquisa e da formação acadêmica no sul do estado.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo