
A segunda edição do Balsas Summit, o maior evento de inovação e tecnologia do Cerrado Sul, foi realizado nos dias 19 e 20 de março, no Centro Universitário de Balsas – Unibalsas, reunindo especialistas, estudantes e empreendedores para discutir e criar soluções inovadoras para os setores do Agronegócio e Turismo.
Voltado para empreendedores, startups, pesquisadores e acadêmicos envolvidos com as tendências de desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para a região. O II Balsas Summit que teve a participação de cerca de 200 alunos aconteceu em conjunto com a III Jornada Acadêmica Integrada e ao Hackathon e contou com 72 inscritos, divididos em 12 equipes, compostas por alunos do IFMA, UEMA, UNIBALSAS e UFMA.
O Hackathon é um evento de curta duração, onde programadores, designers e outros profissionais da área de tecnologia se reúnem para colaborar intensamente na criação de soluções inovadoras, como aplicativos, sites ou outras tecnologias. O termo “hackathon” vem da combinação das palavras “hack” (no sentido de programar de forma criativa e rápida) e “marathon” (maratona), refletindo a natureza intensiva e focada do evento.
Nesta edição tivemos alunos das áreas de: tecnologia, contábeis, administração e agronomia. O Hackathon teve como tema central o desenvolvimento de soluções inovadoras que integrem tecnologia e sustentabilidade para fortalecer o Agro e o Turismo na região de Balsas. Os desafios propostos com base em problemas reais identificados no município e região, visam promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma equilibrada.
As soluções foram avaliadas por uma banca de jurados composta por especialistas, empreendedores e representantes do ecossistema de inovação de Balsas.
Os grandes vencedores foram:
A equipe Agrowork formada por acadêmicos do Centro Universitário Unibalsas, ficou em 3° lugar com a proposta “Solucionar a falta de mão de obra especializada no agronegócio no sul do Maranhão”. Para isso eles criaram uma plataforma na web na qual as pessoas inserem seus currículos e tem acesso às empresas e as vagas disponíveis. Também são oferecidos treinamentos on-line para qualificação dos candidatos às vagas.
Na plataforma haverá um ‘score’ para avaliar os candidatos e seus currículos comparando com as qualificações indicadas na vaga disponível na empresa. Cada treinamento realizado na plataforma o score do candidato é atualizado e as empresas acompanham estes currículos e atualizações. Também podem indicar tipos de treinamentos para melhor atender suas demandas por mão de obra qualificada.
O 2º lugar ficou com a equipe PhysisTech, formadas por acadêmicos da UFMA, apresentou a proposta de criação de um aplicativo que faz publicações de práticas sustentáveis, ligando o agricultor (pequeno, médio e grande) ao mercado e a profissionais do setor (mão de obra qualificada). No APP podem ser feitas negociações, facilitando a divulgação da produção dos agricultores e a prestação de cursos para promover a qualificação de mão de obra para o setor, mediante ao pagamento de taxas referente a cada serviço prestado.
A equipe vencedora formada por acadêmicos da Unibalsas foi a Agronexus
A proposta foi solucionar ”a falta de informações precisas e unificadas na negociação dos fretes”. A equipe criou uma plataforma que, dentre outros benefícios, unifica as informações necessárias tanto para as transportadoras quanto para as fazendas produtoras de commodities agrícolas, que são as principais envolvidas na negociação. Nesta plataforma o produtor das commodities agrícolas terá acesso a várias informações importantes para a tomada de decisão na hora de contratar a melhor transportadora visando segurança, disponibilidade, preço e outros fatores.
O objetivo das pesquisas desenvolvidas pelas equipes participantes foi apresentar soluções sustentáveis, inclusivas e acessíveis às populações locais gerando envolvimento e pertencimento aos prestadores de serviços, agricultores e consumidores finais.
O Maranhão se informa aqui – UniBalsas celebra a conquista de quase 80 novos profissionais em cerimônia de colação de grau
O tema central foi o desenvolvimento de soluções inovadoras que integrem tecnologia e sustentabilidade para fortalecer o Agro e o Turismo na região de Balsas. #OMaranhaoSeInformaAqui