Após uma semana de conscientização e ações voltadas para o estímulo à doação de órgãos, a I Semana pela Mobilização da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) terá sua ação final no sábado (9), no Hemomar, em São Luís. A campanha, iniciada no dia 4 de novembro, é para intensificar o debate sobre a importância da doação de órgãos, ampliar o número de doadores e, assim, reduzir a fila de espera de pessoas que aguardam um transplante no Maranhão.
Durante o encerramento, equipes estarão presentes para esclarecer dúvidas sobre o processo de doação, transplantes e orientar sobre a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), que poderá ser emitida no próprio local. O procedimento de autorização, que é digital, gratuito e seguro, inclui o preenchimento de um formulário, a gravação de um vídeo manifestando o desejo de ser doador e a assinatura digital, também disponível gratuitamente.
A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Captação e Doação de Órgãos (CET-MA), com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Maranhão (CNB/MA), e a Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial (COGEX). O Hemomar é um local estratégico para o encerramento, visando alcançar um público amplo e reforçar a importância da doação de órgãos junto à sociedade maranhense.
O Maranhão se informa aqui – Uema abre inscrições para o Mestrado e Doutorado em Ciências Agrárias
A campanha visou intensificar o debate sobre a doação de órgãos, ampliar o número de doadores e reduzir a fila de espera de pessoas que aguardam um transplante no MA. #OMaranhaoSeInformaAqui