Manchete

UFMA lança “Observatório Maranhão Agrário” com informações sobre o campo

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Laboratório de Extensão, Pesquisa e Ensino de Geografia (LEPENG), fará o lançamento do site “Observatório Maranhão Agrário”, uma plataforma de coleta e disponibilização de dados e informações sobre a questão agrária do Maranhão. A apresentação do site ocorrerá no dia 19 de novembro, no Auditório Sérgio Ferretti, no CEB Velho, a partir das 16h, em um evento aberto ao público.

O Observatório surge com o intuito de facilitar as discussões e as pesquisas que ajudem a compreender a diversidade e a complexidade do cenário agrário, mediado por uma análise do espaço geográfico maranhense. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), o “Observatório Maranhão Agrário” é um trabalho inédito por contemplar uma série de informações sobre o campo maranhense.

Recursos do Observatório Maranhão Agrário

Desenvolvido pelo Laboratório de Extensão, Pesquisa e Ensino de Geografia (LEPENG) da UFMA e em constante desenvolvimento, o Observatório conta com um Portal de Notícias, que divulga informações sobre conflitos agrários, formas de resistência e eventos relevantes. Além disso, o site abriga um Atlas com mais de 600 mapas do estado, que proporciona uma variedade de leituras e interpretações, apoiadas pela ciência geográfica.

Resultado de um longo processo de pesquisa, o Observatório conta com uma Linha do Tempo da Questão Agrária, onde agrupa um conjunto de informações baseadas na indissociabilidade do espaço e tempo da questão agrária. Já o Espaço de Memórias foi criado para preservar as histórias das vítimas de assassinatos no campo, crimes que, alimentados pela impunidade, ainda ocorrem com frequência no Maranhão.

O acervo da Biblioteca Maria da Glória Rocha Ferreira também pode ser consultado no site, assim como publicações resultantes das pesquisas realizadas. Além disso, o Observatório disponibiliza Infográficos, que oferecem sínteses informativas sobre a questão agrária maranhense, tornando o conhecimento mais acessível e compreensível.

Para Ronaldo Sodré, coordenador do Observatório, os dados disponíveis auxiliam na construção do conhecimento e no fortalecimento dos debates sobre os desafios e as perspectivas que envolvem o campo maranhense. “Com essas iniciativas, o Observatório Maranhão Agrário se estabelece como um recurso essencial para pesquisadores, estudantes e a comunidade em geral, promovendo uma compreensão mais profunda das dinâmicas agrárias no Maranhão e contribuindo para o debate sobre a necessidade de políticas públicas e de justiça social no Maranhão”, pontua o coordenador.

O Maranhão se informa aqui – Time Enactus Facimp comemora conquista histórica em evento internacional

Financiado pela Fapema, o observatório surge para facilitar as pesquisas que ajudem a compreender a diversidade e a complexidade do cenário agrário, mediado por uma análise do espaço geográfico maranhense.  #OMaranhaoSeInformaAqui

Fonte: Diretoria de Comunicação – DCOM|SCE|UFMA

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo