Segundo a ClearSale, companhia de inteligência de dados e soluções antifraude em diversos segmentos, as compras virtuais no mês de setembro registraram 156,6 mil tentativas de fraude. Em valores, o prejuízo poderia ter sido de R$ 173,4 milhões, redução de 14,8% em comparação com o mesmo período em 2023. Já o valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos foi de R$ 1.101, aumento de 15,1% na comparação com o ano passado. O estudo analisou pelo menos 14,4 milhões de compras, no intervalo entre 1° e 30 de setembro.
No ranking das categorias com mais tentativas de fraude no mês, eletrônicos aparecem em primeiro lugar (4,2%), com ticket médio de R$ 1.977, seguidos por games (4,1%), com R$ 1.605, celulares (3,8%), com R$ 2.849, informática (2,9%), com R$ 2.648, e eletrodomésticos (1,7%), com R$ 2.477. Para o levantamento, a companhia considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.
“As tentativas de fraude no comércio eletrônico, embora tenham apresentado uma leve diminuição em números absolutos, permanecem uma realidade preocupante que exige atenção contínua das empresas e consumidores. A evolução das tecnologias de segurança e a conscientização sobre práticas de compra seguras têm contribuído para essa redução, mas os fraudadores também estão se adaptando e se tornando mais sofisticados”, alerta Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.
Sobre a ClearSale
A ClearSale (CLSA3), com mais de duas décadas de experiência no combate às fraudes digitais, é referência em inteligência de dados e oferece um portfólio completo com soluções flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada negócio, composto por múltiplas camadas de proteção e antecipação de riscos em diversos setores, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações, dentre outros.
Por meio da sua base de clientes, a ClearSale possui um robusto banco de dados que impulsiona um efeito de rede de proteção singular, sendo a empresa que melhor conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro. Os especialistas em fraude da companhia lideram a gestão de riscos, dedicados a detectar padrões de ataques e implementar soluções tecnológicas com o mínimo de fricção para combater qualquer tipo de fraude.
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Apesar da redução de 14,8% no valor das tentativas frente a 2023, o valor do ticket médio dos pedidos fraudulentos teve um aumento de 15,1%. #OMaranhaoSeInformaAqui