Até o fim do mês de setembro de 2024, o município de Balsas contabilizou 178 casos positivos de dengue e 8 casos de chikungunya, todos confirmados por meio de sorologia, com o iminente início do período chuvoso a Vigilância Epidemiológica do município alerta para o risco de aumento de casos da doença, uma vez que a água acumulada, mesmo em pequenas quantidades pode favorecer a reprodução do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A avaliação da vigilância sanitária é que as chuvas com intervalos são piores do que o período mais intenso de chuvas, devido ao maior tempo da água parada que favorece a reprodução do mosquito.
As medidas estão sendo tomadas para evitar a proliferação do mosquito, como ampliar os cuidados com locais de fácil proliferação, como ferros velhos, borracharias e outros, ainda conscientizando a população com relação a coleta do lixo que deve ser deixado no local na hora certa que o caminhão passa para coleta, evitar vasos com água e todo tipo de local que acumele água, como calhas obstruidas e outros.
O objetivo é evitar o aumento de casos com a chegada das chuvas
Os Agentes de Combate a Endemias – ACE estão capacitados para atuar na prevenção e controle de doenças endêmicas; identificar e eliminar focos de proliferação de mosquitos e outros vetores; orientar a população sobre medidas preventivas, como o cuidado com reservatórios de água, vistoriar residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais, identificar, coletar e analisar amostras de materiais e dados epidemiológicos.
Serão utilizados larvicidas nos reservatórios de água, como medida adicional para proteger as áreas suscetíveis e as autoridades sanitárias pedem a colaboração da população para enfrentar essa ameaça à saúde pública.
O Maranhão se informa aqui – Prefeitos eleitos do Maranhão são convidados para integrar projeto de Transição Municipal
Balsas contabilizou 178 casos positivos de dengue e 8 casos de chikungunya. Com o início do período chuvoso há risco de aumento de casos da doença. #OMaranhaoSeInformaAqui
Com informações da TV Capital, canal 8.1 – Balsas/MA.