DestaquesMancheteVídeos

Projeto com foco em mudanças climáticas e segurança alimentar é lançado em Balsas e Porto Franco

O ChildFund Brasil, em parceria com a ADM, empresa líder em comercialização de grãos, insumos, nutrição humana e animal, vai lançar o Projeto Comunidades Parceiras do Meio Ambiente, que tem como objetivo promover a segurança alimentar e mitigar os impactos das mudanças climáticas em comunidades vulneráveis do Maranhão. O lançamento oficial ocorrerá nos dias 01 e 03 de outubro, a partir das 15h, respectivamente, em Porto Franco, no Auditório E.T.I Paulo Freire, e em Balsas, no Instituto Estadual do Maranhão (IEMA).

O projeto será implementado nas seguintes escolas do município de Balsas: Escola Municipal Professora Ruth Martins Coelho, Escola Municipal Professor José Luis Ribeiro e Colégio Militar Tiradentes; em Porto Franco, será executado na Escola Municipal de Tempo Integral Paulo Freire; Escola Municipal Unidade Integrada Arthur Milhomem e Escola Integrada Francisco Pereira Primo. A iniciativa terá duração de 24 meses e visa engajar crianças, adolescentes, professores e famílias em ações educativas sobre as mudanças climáticas e seus impactos, bem como melhorias no ambiente escolar. As atividades planejadas incluem a construção de hortas e de áreas verdes nas escolas, contribuindo para a redução das temperaturas e a qualidade da alimentação escolar.

“Nosso objetivo no ChildFund Brasil é atuar em comunidades vulneráveis à pobreza, fome e aos impactos das mudanças climáticas, que afetam cerca de 175 milhões de crianças por ano, no mundo. Sabemos que as crianças têm capacidades únicas para ajudar suas famílias e comunidades a reduzirem os riscos e impactos dessas catástrofes”, explica Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente há 58 anos no país. “Estudos mostram que as crianças e adolescentes são as maiores vítimas das mudanças climáticas, por isso, atuar nesta área é uma forma de defender o seu desenvolvimento integral e a sua proteção”, completa.

Os eventos de lançamento têm como objetivo apresentar a iniciativa ao governo local em ambos os municípios, à comunidade escolar envolvida e representantes da ADM e de outras empresas, para garantir o entendimento claro das iniciativas propostas, sensibilizar s sobre os impactos das mudanças climáticas no desenvolvimento infantil e a importância de implementar projetos locais de adaptação e mitigação. Também será realizada a assinatura do Memorando de Entendimento entre o ChildFund Brasil e as prefeituras locais, oficializando a cooperação para a implementação das atividades.

“Através do programa de investimento social corporativo da empresa, ADM Cares, fortalecemos nossos compromissos com as comunidades onde nós operamos, vivemos e trabalhamos. A parceria com o ChildFund Brasil está totalmente alinhada ao nosso objetivo de não apenas atender às necessidades alimentares globais, mas também conservar os recursos naturais e apoiar comunidades ao redor do mundo, promovendo impacto social positivo e um futuro mais sustentável para todos”, explica Paloma Carrilli, gerente de sustentabilidade da ADM no Brasil.

O Maranhão foi o estado escolhido para o projeto devido à presença de operações da ADM e à vulnerabilidade local às mudanças climáticas e a insegurança alimentar, que afetam diretamente a vida das crianças e suas famílias. Com um público-alvo de 4.840 pessoas, a iniciativa visa envolver as escolas  e fomentar a resiliência das comunidades por meio da educação ambiental e da conservação dos recursos naturais.

Programação

Reunindo diretores, coordenadores, supervisores, professores, pais e responsáveis dos alunos das escolas municipais participantes do projeto, além de representantes das prefeituras, secretarias Municipais de Educação, empresas e parceiros institucionais, o evento contará com uma recepção e credenciamento dos participantes, seguido de uma cerimônia de abertura.

Entre os destaques da programação estão as falas institucionais de Maurício Cunha, do ChildFund Brasil, de representantes da ADM e das Secretarias Municipais de Educação e dos prefeitos de Porto Franco e Balsas, além de uma apresentação detalhada do projeto, suas metodologias e benefícios para a comunidade escolar.

Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund Brasil é uma organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, para que tenham seus direitos respeitados e alcancem o seu potencial. A fundação no Brasil foi em 1966, e sua sede nacional se localiza em Belo Horizonte (MG). A organização faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em 23 países e que gera impacto positivo na vida de 14,8 milhões de crianças e suas famílias; e está entre as 25 melhores organizações do Brasil, segundo o ranking emitido pela The Dot Good, foi eleita a melhor ONG de assistência social do Brasil em 2022 e a melhor para Crianças e Adolescentes do país, por três anos (2018, 2019 e 2021), pelo Prêmio Melhores ONGs.

Sobre a ADM  

A ADM desbloqueia o poder da natureza para enriquecer a qualidade de vida. Somos uma essencial gestora e processadora global da cadeia de suprimentos agrícolas, garantindo a segurança alimentar ao conectar necessidades locais com capacidades globais. Somos um provedor líder de nutrição humana e animal, oferecendo um dos portfólios mais amplos da indústria de ingredientes e soluções naturais. Somos pioneiros em saúde e bem-estar, com uma linha de produtos líder da indústria para consumidores em busca de novas maneiras de viver vidas mais saudáveis. Somos inovadores de ponta, guiando o caminho para um futuro de novas soluções para consumidores e indústria. E somos líderes em sustentabilidade, atuando em toda a cadeia de valor para ajudar na descarbonização das múltiplas indústrias que atendemos. Ao redor do mundo, nossa inovação e expertise estão atendendo necessidades críticas, nutrindo a qualidade de vida e apoiando um planeta mais saudável. Saiba mais em www.adm.com.

O Maranhão se informa aqui – PRF lança novo serviço no aplicativo Carteira Digital de Trânsito

Com um público-alvo de 4.840 pessoas, a iniciativa visa envolver as escolas  e fomentar a resiliência das comunidades por meio da educação ambiental e da conservação dos recursos naturais. #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo