Com o tema “Vamos conhecer melhor a fibrose cística e respirar juntos por uma vida melhor”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza, neste domingo (8), evento alusivo ao Dia Mundial da Fibrose Cística e de conscientização sobre o tema, no Parque do Rangedor, em São Luís (MA), a partir das 8h30.
A ação reunirá pacientes e profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, com objetivo difundir informações sobre os serviços ofertados na unidade e chamar atenção para pessoas que convivem com essa condição.
No estado do Maranhão, pacientes com este diagnóstico contam com o Ambulatório de Fibrose Cística no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís, destinado ao tratamento. O espaço de saúde disponibiliza dois consultórios e sala de estabilização equipada para atendimento aos assistidos.
A criança e adolescente com alguma doença inflamatória intestinal ou fibrose cística conta com suporte de equipe multiprofissional, formada por médico Pneumologista e Gastroenterologista, assim como assistência em Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Serviço Social.
Fibrose Cística
A fibrose cística, também conhecida como a doença do beijo salgado, uma vez que os portadores dela apresentam suor mais salgado que o comum, possui peculiaridades clínicas, por se tratar de um transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo. Afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. Isso faz com que esses fluidos se tornem espessos e pegajosos. Eles aderem a tubos, dutos e passagens.
Os sintomas variam e podem incluir tosse, infecções pulmonares reincidentes, incapacidade de ganhar peso e fezes gordurosas. Por isso é necessário o acompanhamento dessas crianças de forma especializada e criteriosa, aumentando a sobrevida delas, diminuindo risco de internação hospitalar e melhorando a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
O Maranhão se informa aqui – Maranhão já recebeu 2.692 doações pelo Computadores para Inclusão até agosto
A fibrose cística possui peculiaridades clínicas, por se tratar de um transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo. Afeta as células que produzem muco, suor e sucos digestivos. #OMaranhaoSeInformaAqui