O uso de Inteligência Artificial está cada dia mais presente no setor de Educação e no cotidiano dos estudantes. Utilizar esta tecnologia para fazer a simulação de avaliação das provas do ENEM, por exemplo, já é possível para jovens de qualquer lugar do País. O Trillo, aplicativo lançado este mês pela edtech TRIEDuc Inteligência Educacional, já está disponível gratuitamente em sua primeira versão, formatada para avaliar as cinco competências exigidas nas provas de redação do ENEM. Além de ajudar na avaliação, o aplicativo indica pontos de melhoria da redação aos alunos.
Ao ser desenvolvido, o app considerou as demandas e percepções colhidas em pesquisa realizada junto a 3 mil estudantes, de 14e 18 anos. cujas escolas, públicas e privadas, já utilizam as soluções de correção de provas da TRIEduc.
“A pesquisa mostrou que a tecnologia está bastante presente nas atividades desses jovens, pois eles recorrem a diversas plataformas e aplicativos para estudar. Agora estamos disponibilizando uma ferramenta avançada com uso de Inteligência Artificial que vai ajudá-los a melhorar ainda mais o desempenho nas redações do ENEM”, conta Juliana Miranda, presidente do conselho da TRIEduc.
O treinamento da IA foi feito para que a ferramenta avalie e forneça feedback sobre as cinco competências consideradas nas provas do ENEM: 1. demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; 2. compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas; 2.;3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; 4. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;5. elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
A avaliação inclui uma nota geral do desempenho nestas cinco competências, e uma nota para cada uma individualmente, e que são entregues no prazo máximo de cinco minutos.
O aplicativo vai além da avaliação e pontuação: apresenta sugestões para que o estudante melhore o seu desempenho e fornece dicas para que ele estude e veja como evoluiu. “O Trillo foi treinado com base na experiência de avaliação educacional da TRIEduc, cujos testes já foram aplicados a mais de 500 mil alunos de quase 1.000 escolas”, destaca Juliana.
O aplicativo pode ser baixado no Google Play Store ou na App Store, neste Link.
Entre as instituições de ensino em São Paulo que utilizam os simulados da TRIEduc, incluem-se algumas de melhor desempenho no ENEM, como o Sesi e o Senai, para avaliações de larga escala, e as redes Salesiana, Piaget, escolas La Salle e Vértice.
A edtech conta um time de 38 pessoas de diversas áreas, incluindo de tecnologia e técnico-pedagógica, e a colaboração de mais de 200 autores especializados para a elaboração das questões e correção dos exames, além de mais de 250 outros corretores de redação cadastrados e aprovados para correção de redação da plataforma.
O Maranhão se informa aqui –
O aplicativo vai além da avaliação e pontuação: apresenta sugestões para que o estudante melhore o seu desempenho e fornece dicas para que ele estude e veja como evoluiu. #OMaranhaoSeInformaAqui