ColunasDestaques

Equatorial realiza aula inaugural do projeto Escola de Eletricistas em Balsas e Bacabal

Na manhã da última sexta-feira (23), a Equatorial Maranhão realizou a aula inaugural com os alunos da Escola de Eletricistas dos municípios de Balsas e Bacabal. Com o objetivo de contribuir com a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica, o curso profissionalizante é uma capacitação gratuita proporcionada pela Equatorial e ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI). O projeto oferece educação e prepara os participantes para o mercado de trabalho, promovendo qualificação profissional.

A aula inaugural de Bacabal ocorreu no auditório da Distribuidora. Já o evento de Balsas, foi realizado no auditório do SENAI do município. Durante as solenidades, os alunos puderam conhecer mais sobre o Grupo Equatorial e sobre a capacitação gratuita, além de receberem as orientações necessárias e o kit de boas-vindas. O curso é totalmente custeado pela Equatorial e os alunos receberão ajuda de custo para auxiliá-los durante a formação.

Na ocasião, o Superintendente da Regional Sul da Equatorial Maranhão, Filipe Leal, saudou a turma e ressaltou o compromisso da Distribuidora em qualificar profissionais para o mercado de trabalho, além de dar a oportunidade aos alunos para participarem de processos seletivos futuros e construírem um plano de carreira na Distribuidora ou em empresas parceiras. “O projeto, além de sua importância social, surge da necessidade de termos no mercado de trabalho eletricistas formados e capacitados, para garantirmos energia de qualidade para a população. Além disso, um dos objetivos da Equatorial Maranhão é formar seus próprios eletricistas, que já estarão preparados para ir a campo com o que chamamos de “DNA” Equatorial,” afirmou Leal.

O aluno e futuro eletricista, Raimundo José, aos 52 anos, decidiu mudar do ramo agrícola e viu no curso uma oportunidade de realizar um sonho profissional. “Conseguir a formação como eletricista é um grande sonho meu. Quando tomei conhecimento do curso vi como uma grande chance de poder realizar esse sonho. Fiz a inscrição para aprender e poder crescer profissionalmente”, ressaltou Raimundo.

Durante a aula inaugural no município de Bacabal, o Superintendente da Regional Centro da Equatorial Maranhão, Guilherme Medina, reforçou a importância da parceria com o SENAI para a realização do projeto. “O SENAI é uma instituição nacional, que é referência quando falamos em oferecer qualidade no ensino. Com isso, teremos pessoas com a qualificação regulamentada, com a garantia que o serviço vai ser realizado com qualidade e, sobretudo, com segurança, que é uma das nossas maiores metas,” frisou o superintendente.

Sobre a Escola de Eletricistas

A Escola de Eletricistas faz parte do E+ Profissional, projeto que compõe a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Equatorial Energia e conta com o apoio do Programa de Eficiência Energética do Grupo, regulado pela ANEEL, com objetivo de qualificar pessoas para o mercado de trabalho no setor elétrico. A iniciativa, já formou mais de 1.000 alunos como Eletricistas de Rede de Distribuição de Energia Elétrica. Na edição de 2024, as vagas foram ofertadas em 20 municípios dos estados do Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas e Goiás.

Além de São Luís, as cidades de Bacabal e Balsas também foram contempladas com o programa. As inscrições foram no período de maio a julho de 2024, para as cidades de Bacabal e Balsas. No Maranhão, foram disponibilizadas 75 vagas ao todo, sendo 25 vagas por turma. A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida.

Sustentabilidade

O Escola de Eletricistas é um programa que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030. Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

O Maranhão se informa aqui – Empresa de pesquisa e desenvolvimento IHARA, lança inseticida no 14º Congresso Brasileiro do Algodão

O curso profissionalizante, que é gratuito e realizado em parceria com o Senai, tem foco na educação e qualificação profissional. #OMaranhaoSeInformaAqui

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

Deixe seu comentário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo