ColunasDestaquesVídeos

Formatura marca encerramento de capacitação INC Florestal do Corpo de Bombeiros

Após uma semana intensa de atividades teóricas e práticas, 58 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) concluíram o curso Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC Florestal). A cerimônia de formatura foi realizada neste sábado (10), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar do Maranhão, no Tibiri. O secretário de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, e o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, conduziram o evento.

“Este momento é de conquista para a Segurança Pública e para a corporação militar. A formatura destes bombeiros é mais um avanço em suas carreiras e reforça nossa missão de proteger as comunidades e o meio ambiente. Todos que participaram deste treinamento que segue os mais altos padrões nacionais, evidenciam seu compromisso com a excelência do trabalho e com a segurança da população. Parabéns a todos os formandos e um agradecimento especial aos instrutores que dedicaram seu tempo e conhecimento para preparar esses profissionais”, pontuou o titular da Segurança Pública, Maurício Martins.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, enfatizou o orgulho em celebrar a formatura da tropa. “Este curso é fundamental para equipar nossos bombeiros com habilidades especializadas, necessárias para lidar com os desafios dos incêndios florestais. A dedicação e o esforço de cada militar, durante esta semana de treinamento, demonstram o compromisso e a capacidade que eles trarão para suas funções. Agradecemos o apoio do secretário Maurício Martins, para que possamos investir, continuamente, na capacitação dos nossos militares e parabéns a todos os formados”, reiterou.

Na cerimônia, os militares receberam diplomas e condecoração, formalizando a passagem pelo aprendizado. Foram diversas aulas teóricas e práticas, que tiveram objetivo de preparar os profissionais para enfrentar os desafios específicos das operações envolvendo incêndios em vegetação. O treinamento incluiu orientações sobre técnicas avançadas de combate a incêndios florestais, estratégias de resgate e manejo sustentável. Exercícios em campo e uma simulação operacional botaram em teste os conhecimentos adquiridos.

Instrutor do curso, o coronel Cleyton Cruz, avaliou que, concluir a formação, que é intensa em suas atividades, é um feito significativo. “Cada militar participante demonstrou habilidade técnica, determinação e coragem necessárias para a função que vão desempenhar. “Eles enfrentaram com bravura e dedicação esta maratona de conhecimentos. Estou certo de que todos farão uma diferença positiva nas operações florestais e no serviço à nossa comunidade”, disse.

Para os militares participantes, a oportunidade vai refletir em mais excelência no trabalho e avanço na profissão. “Passar por este curso foi uma experiência transformadora. As aulas e simulações foram intensas, mas, nos prepararam bem para os desafios reais que enfrentaremos. Aprendemos que, sozinhos podemos ser fortes, mas, juntos somos invencíveis e por isso, buscando,  a cada dia, ser e oferecer o melhor à nossa sociedade”, enfatizou o tenente-coronel José Lisboa, que foi o orador da turma.

O major Jorgeilson Frazão, avalia que “o curso proporcionou um conhecimento profundo sobre combate a incêndios florestais e manejo sustentável, a formação prática foi especialmente valiosa por nos dar a confiança necessária para agir de forma eficaz em situações reais e, por tudo isso, agradeço aos instrutores e colegas que fizeram parte desta jornada”.

“Ser parte desta turma de formandos é uma honra. O treinamento foi exigente, porém, extremamente gratificante. Estou animada para iniciar esta nova fase da minha carreira e aplicar as técnicas que aprendi para fazer a diferença na nossa região”, frisou a tenente-coronel Amanda Coelho.

O Maranhão se informa aqui – Pé-de-Meia: saiba como estudantes da EJA vão receber o incentivo

O INC Florestal segue padrão nacional e é referência em capacitação para bombeiros militares no país. Pela terceira vez, ocorreu no Maranhão e contou com instrutores locais e da Força Nacional.   #OMaranhaoSeInformaAqui

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo